Oncologista é novo cidadão do Recife
Aerto Luna ressaltou que o médico, muito conhecido e de destaque, nasceu em Viçosa, Alagoas. Ele fez o primário e ginasial lá mesmo, mas cursou o científico na cidade de Areias, na Paraíba. Mas em 1971 veio para o Recife cursar medicina na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Logo se tornou mestre em Ciências na área de Química Analítica, pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 78 fez residência em Oncologia no Hospital do Câncer e em 80 foi para São Paulo, Hospital Antônio Cândido Camargo, na Fundação Antonio Prudente.
O parlamentar frisou que ele foi buscar conhecimentos no exterior, em Milão, e no Texas.”Ele é professor adjunto da Federal, médico associado do Hospital do Câncer, e faz parte da diretoria do serviço de Oncologia do Real Hospital Português”. Aerto Luna disse ainda que durante a carreira dele, participou de uma infindável lista em cursos, congressos nacionais e internacionais entre outros. “Por tudo isso, o senhor é merecedor deste Título”.
O médico Rubens Barros Costa agradeceu a comenda afirmando que a medida de querer bem não é dada pelo tempo, e completou dizendo que o vereador Aerto Luna é seu amigo assim como o pai dele, Gilberto Luna. Ele disse acreditar que para tudo na vida há um tempo e para cada coisa há o seu momento. “Sinto-me afortunado em receber agora o Título de Cidadão do Recife e com muita alegria e humildade reconheço que é um privilégio. Tenho agora duas cidades, a que nasci e a que amo, Recife”.
Rubens Barros lembrou que foi o Recife quem forjou o sentimento nativista do país com a expulsão dos holandeses. Não foi só isso. Recife teve o primeiro Congresso Regionalista em 1926, secretariado por Gilberto Freyre, o primeiro do gênero na América Latina. Teve também a primeira escola de professores, de 1921 a 1962, funcionando aqui nesta Câmara, e tem ainda o jornal mais antigo em circulação na América Latina, o Diario de Pernambuco.
Ele disse que foi em Recife que teve oportunidade de realizar seus sonhos e construir sua carreira de medicina. “Em meu sonho de futuro vejo uma Veneza Brasileira mais gentil, mais justa e melhor, apesar da violência que nos cerca. Adoro Viçosa e amo Recife”.
Em 19.04.2012, às 18h07