Oposição denuncia falta de pagamento de salários dos terceirizados

Na primeira reunião plenária do ano, na tarde desta quarta-feira, 2, a bancada de oposição na Casa cobrou do governo municipal o pagamento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas. A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que os trabalhadores não estão recebendo salários, férias, tíquete alimentação e vale transporte. “Eles estão impedidos de pagar suas necessidades básicas, como feira, IPTU e material escolar. O salário de dezembro até agora não foi pago. Peço ao secretário de Finanças que libere o pagamento das prestadoras”.

Líder da Oposição, a vereadora Priscila Krause (DEM) lembrou que desde o ano passado, esse assunto tem sido discutido na Câmara e sem solução. “A Casa pode ter um papel relevante na busca de uma solução definitiva. Durante todo o ano passado, chamei a atenção para a relação entre a prefeitura e a Vital Engenharia, responsável pela coleta do lixo da cidade, que não é juridicamente estável. Não tem contrato, nem licitação”.

Aline Mariano (PSDB) estranhou que os pagamentos das terceirizadas, como Transval, Servite e Vital Engenharia, estejam atrasados quando a Prefeitura diz que há sobra de dinheiro. “Também acho importante a vinda do secretário de Finanças a esta Casa para prestar esclarecimentos”.  

Para o vereador Marcos Menezes (DEM), esses problemas são os reflexos da relação mal resolvida entre a Câmara e o Executivo. “Desde o ano passado queremos ser recebidos pelo Executivo e entra prefeito e sai prefeito e não somos atendidos. Não entendo que este seja um problema de um vereador em particular, mas de todos. O prejuízo é para esta Casa”.

O líder do Governo, vereador Josenildo Sinesio (PT), se comprometeu com a bancada de Oposição em trazer informações sobre os atrasos na próxima segunda-feira.

Em 02.02.2011, às 17h.