Oposição e situação unidas em torno do nome de Henrique Leite

Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, os parlamentares da oposição e da situação saudaram a escolha do prefeito João da Costa ao convidar o ex-vereador Henrique Leite para ser o secretário de Relações Institucionais, cargo que ocupa interinamente. O presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), abriu a sessão solene e convidou o secretário Henrique Leite para ler a mensagem do prefeito com a prestação de contas do ano de 2009 e as prioridades estabelecidas para este ano.

Henrique Leite agradeceu o carinho dos parlamentares em torno da indicação de seu nome para a Secretaria de Relações Institucionais e ainda a confiança de todos por acreditarem que possa criar essa ponte entre o legislativo e o executivo. “O prefeito tem o entendimento do quanto essa Casa e os vereadores representam para o Recife. Vou me empenhar ao máximo para que o diálogo e o respeito estejam sempre presentes. Vamos trabalhar juntos para a construção dessa cidade”.

Os líderes da oposição e da situação e diversos parlamentares, entre eles Jurandir Liberal (PT), Daniel Coelho (PV), Luiz Eustáquio (PT), Carlos Gueiros (PTB), Amaro Cipriano Maguari (PDT), e Alexandre Lacerda (PTC), fizeram questão de se pronunciar para saudar a escolha do prefeito. No entendimento deles e de toda a Casa, Henrique Leite deve facilitar o diálogo com o executivo a partir de agora.


A líder da oposição, vereadora Priscila Krause (DEM), espera que  Henrique Leite seja efetivado no cargo. Ela destacou que o secretário semeou a cordialidade e o entendimento entre os poderes, além do respeito que demonstra pela Casa. “O diálogo deverá ser cada vez maior e melhor, trazendo benefícios para a cidade”. A vereadora destacou que a oposição cumpriu seu papel fiscalizador  e de denunciar as irregularidades, mas sempre com respeito e bom-senso. Priscila frisou que nesta legis-latura não será diferente e que a oposição vai trabalhar com a mesma tranquilidade, desempenhando seu papel.

A vereadora elogiou ainda a postura do prefeito João da Costa em suspender a implantação da Refinaria Multicultural Sítio Trindade, uma vez que o local é patrimônio.  Mas criticou o decreto do executivo transferindo a Controladoria Municipal para seu gabinete. Ela considerou que o prefeito se coloca acima da lei e o comparou a Luiz XIV que dizia “eu sou o próprio Estado”.

Já o líder do governo, vereador Josenildo Sinesio (PT), além de saudar a indicação de Henrique Leite, enfatizou que todos gostariam de ver o secretário interino efetivado no cargo. Lembrou que em ano eleitoral o trabalho dos políticos será de novo avaliado pela população “e muitos dos que aqui estão serão candidatos”. Ele disse que a prioridade dos parlamentares é identificar os problemas da cidade e ajudar a resolvê-los. “É preciso reconhecer que há deficiências, mas que vamos enfrentá-las e construir um novo momento para cidade. Depois de um ano organizando a casa, este ano será de realizações”.

Henrique Leite destacou as ações realizadas pela Prefeitura do Recife, que constam do Plano Prurianual 2006/2009. O documento enviado pelo prefeito tem quatro eixos fundamentais, entre eles a gestão democrática e eficiente, as políticas sociais, o desenvolvimento urbano e ambiental e o desenvolvimento econômico. Entre as prioridades para este ano ressaltou a Via Mangue, o Prometrópole que beneficiará 110 mil pessoas ao longo da bacia do Beberibe, conclusão do parque Dona Lindu, viaduto Capitão Temudo, e a revitalização da ponte Duarte Coelho.  

Em 01.02.2010, às 18h30.