Oposicionistas querem reunião com prefeito João da Costa

Na tarde desta terça-feira (1), o vereador Estefano Menudo (PHS) iniciou um pronunciamento parabenizando o Governo do Estado pelo lançamento da Rede de Combate ao Crack. Mas o assunto acabou revelando outro problema: a insatisfação da bancada oposicionista que reclama de não estar sendo recebida pelo prefeito João da Costa. Tudo começou com os integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Crack que aguardam uma audiência com o prefeito. “Fomos a cinco Secretarias Municipais, a Minas Gerais e Porto Alegre para observarmos a política já desenvolvida pelos prefeitos e governos estaduais. Espero que o prefeito possa receber essa frente porque isso ainda não se concretizou e não adianta formar frente parlamentar se o prefeito não receber os vereadores. Peço aos líderes que agilizem esse encontro, porque vamos cobrar publicamente”, declarou Aline Mariano (PSDB), integrante do grupo.

Estefano Menudo reforçou o pedido e solicitou à liderança do governo que garantisse a reunião. A resposta veio do vice-líder Inácio Neto (PHS). “Se a vereadora quer uma reunião com o prefeito, que venha para a bancada de governo. Aqui estamos todos satisfeitos com o atendimento que ele nos dá”.

A declaração não agradou à vereadora, que sugeriu se afastar da Frente para garantir o andamento dos trabalhos.  “É importante que a gente mostre a experiência exitosa de Minas Gerais, que compartilhe as informações que já temos. Se o vice-líder do governo, que tem uma representatividade nesta Casa, diz que o prefeito só recebe parlamentares governistas, talvez a solução seja eu me retirar da Frente e garantir que os demais vereadores sejam ouvidos”.

Integrante da bancada de governo, Jairo Britto (PHS) afirmou que o prefeito vem recebendo os vereadores e respeitando as Comissões da Casa. “Evidentemente, nem toda Comissão precisa ser atendida pelo prefeito, elas podem ser recebidas pelas Secretarias. Mas o prefeito é sensível ao problema das drogas, é comprometido na assistência aos menos favorecidos e, junto com o governador Eduardo Campos, tem feito sua parte no combate ao crack”.

O vereador Marcos Menezes (Dem) discordou. “O prefeito não tem a sensibilidade de receber os vereadores. Desde que assumi venho tentando tratar alguns assuntos e não consigo marcar esta audiência. Algumas vezes, através de outras pessoas fora do Legislativo, consegui marcar reuniões, mas ele não foi”.

“Este tipo de debate envergonha o Legislativo Municipal”, declarou Daniel Coelho (PV) que, mesmo pertencendo à bancada de oposição, garantiu já ter sido atendido várias vezes pelo prefeito João da Costa. “Tenho certeza que se os vereadores forem à prefeitura, ele atende. O que falta é articulação da bancada de governo para organizar estas reuniões. Fico decepcionado ao ver um parlamentar mendigando audiência com o prefeito. Isso mostra que alguns vereadores ainda não sabem o papel que representam nesta Casa”.

Ao final, Inácio Neto garantiu que a reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Crack com o prefeito João da Costa está agendada. E disse que os vereadores de oposição estavam fazendo um jogo de palavras com sua declaração. “O prefeito recebe qualquer vereador, seja ele de governo ou de oposição, mas Aline Mariano quer uma audiência toda semana, então que venha para a bancada governista, onde as reuniões acontecem dia sim, dia não”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) também reforçou o interesse de João da Costa de incluir o município no combate à droga. “Existe um compromisso do prefeito de atender a esta Câmara. Mas não podemos tratar isto em tom de brincadeira. Isto é um assunto sério. Ele tem recebido vereadores das duas bancadas, dentro das necessidades e no momento preciso. Esse é o papel do prefeito e ele vem cuidando de cumpri-lo”.

Em 01.06.10, às 18h.