Ordem do Dia de segunda-feira prevê reunião bastante produtiva

A estratégia do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), de dar celeridade aos trabalhos legislativos neste primeiro semestre, começa a se concretizar na reunião ordinária desta segunda-feira, 6. Além dos debates de praxe, os vereadores encontrarão na ordem do dia pelo menos nove projetos de lei para serem votados em primeira e segunda discussão. Também serão decididos outros dois requerimentos, ambos de autoria de vereadores de oposição, sendo um de Aline Mariano (PSDB) e outro do vereador Sérgio Magalhães (PSD), que podem suscitar polêmicas com a bancada de governo.

Na reunião de segunda-feira serão votados os projetos de lei números 99/2010, de autoria do vereador Romildo Gomes (PSD); os 102 e 103, de Aline Mariano; os 61, 95, 114 e 145, da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS); o de número 15, de autoria de Marcos di Bria (PT do B); e o de número 26, de Marcos Menezes (DEM). Além disso, será votado o requerimento da vereadora Aline Mariano convocando  os secretários municipais Petrônio Magalhães (de Finanças) e Dácio Rossiter (da Administração) para prestar esclarecimentos sobre a estabilidade dos servidores. Outro requerimento, do vereador Sérgio Magalhães, solicita a suspensão temporária do mandato do prefeito João da Costa, de acordo com oi artigo 23, inciso 12º, alínea B, combinado como artigo 59, inciso 3º, da Lei Orgânica do Recife, até que sejam cumpridas as respostas dos pedidos de informações solicitadas.

 

O que motiva o presidente Jurandir Liberal de otimizar os trabalhos até julho, é o fato de este ser um ano eleitoral. Na abertura dos trabalhos legislativos, esta semana, ele anunciou que as reuniões plenárias continuarão às 15h das segundas, terças e quartas-feiras. Mas a partir do próximo semestre esses trabalhos serão concentrados em menos dias para permitir aos vereadores participar da campanha eleitoral. “Esperamos ter um ano bastante produtivo e de imediato, centraremos esforços em três grandes projetos de muita importância para o Recife, neste primeiro semestre”, disse Jurandir Liberal.

Em 03.02.2012, às 11h15.