Orquestra Criança Cidadã será homenageada na Câmara do Recife

Existente há 10 anos, o projeto social Orquestra Criança Cidadã do Recife já recebeu mais de 20 prêmios, inclusive de âmbito nacional, e foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma boa prática de inclusão social. Agora, por indicação do vereador Jadeval de Lima (PDT), a entidade receberá, através do Juiz de Direito João José Rocha Targino, seu idealizador e coordenador geral, a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife. A Medalha de Mérito José Mariano é entregue a pessoas e instituições que se destacam pelos trabalhos prestados ao município ou que promovem os direitos de cidadania.

Ao apresentar o projeto de Decreto Legislativo, que propõe a homenagem, o vereador Jadeval de Lima explicou que a Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). O programa está em funcionamento desde 2006 na comunidade do Coque, e desde 2014 na cidade do Ipojuca, visando ao resgate social de crianças carentes através da música. A primeira comunidade escolhida foi o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.

 

Atualmente, afirmou o vereador na sua justificativa, a Orquestra atende gratuitamente a 330 jovens (230 no Coque e 100 no Ipojuca), entre quatro e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

Os alunos, diz ainda o Projeto de Decreto Legislativo, permanecem no projeto por um período de cinco horas, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

 

Em 21.11.2016, às 11h55.