Orquestra Sinfônica do Recife ganha selo comemorativo

Mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, uma homenagem na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Na ocasião, foi lançado um selo comemorativo para marcar os 80 anos de existência da Orquestra, que foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi.

O parlamentar destacou o trabalho realizado pela Orquestra, que é formada por 90 músicos e realiza uma média de 32 concertos anuais, incluindo apresentações comunitárias e gratuitas para a população recifense. “O trabalho da OSR vai além da relação temporal e se confunde com a história do povo e da cultura da nossa cidade. Ela surgiu em meio às transformações ocorridas no Brasil, na década de 30, que desencadeou o processo de modernização do país. A partir daí, tem se destacado como uma das mais tradicionais orquestras brasileiras e uma das melhores e mais atuantes do Norte-Nordeste”.  

Gilberto Alves lembrou ainda dos profissionais que já passaram pela instituição ao longo desses 80 anos de existência. “Além de seu fundador, ela teve como regentes os maestros Mário Câncio, Guedes Peixoto, Eleazar de Carvalho e Carlos Veiga, entre outros. A partir de 2001, Osman Giuseppe Gioia assumiu o papel de diretor artístico e regente titular da Orquestra. Nomes ilustres como Villa-Lobos e Francisco Mignone e grandes solistas a exemplo de José Siqueira, Artur Moreira Lima e Nelson Freire também emprestaram seus talentos à Sinfônica. Desejamos vida longa a este tão valioso projeto que é motivo de orgulho de todos os recifenses”.

Representando o Diretor dos Correios em Pernambuco, que não pode comparecer à solenidade, o Coordenador Regional de Negócios da instituição, Leonardo Melo, ressaltou a alegria em unir-se ao legislativo municipal para o lançamento do selo personalizado. Segundo ele, a iniciativa ajudará na divulgação da Orquestra ao estampar as correspondências e levar a imagem da Sinfônica aos povos mais distantes. “O vereador Gilberto Alves prestigia e faz justa homenagem a mais antiga orquestra do gênero que leva ao seu público os benefícios e prazeres da boa música. Muito nos alegra contribuir para difundir a história e levar ainda mais longe o nome da Sinfônica, que tanto tem contribuído para o enriquecimento da nossa cultura musical”.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP) e teve a presença dos vereadores Romildo Gomes (DEM), Jadeval de Lima (PTN), Sergio Magalhães (PTC), Almir Fernando (PC do B).

Em 05.05.2011, às 17h57.