Osmar Ricardo comenta eleição de conselheiros tutelares

O vereador Osmar Ricardo (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para fazer uma denúncia a respeito das eleições dos conselheiros tutelares do Recife. O vereador lembrou que a lei federal sobre as eleições menciona que em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução. “Lembro que aqui, na cidade, esses conselheiros já estão no poder há 8 anos sem querer que haja outra eleição, que é regida por uma lei federal”.

Osmar Ricardo disse que a preocupação é que os conselheiros têm feito uma “manobra para que a eleição não aconteça. Para que ela ocorra é preciso que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) libere urnas eletrônicas, mas o tribunal está negando. Esse é outro tipo de manobra usada pelos líderes dos conselhos para que a eleição não aconteça. Esse é um assunto que precisa ser discutido por toda a Casa”.

O vereador ressaltou também que é preciso fazer a lei vigorar. “É importante que de três em três anos aconteçam novas eleições. A renovação é boa para a cidade. Quem anda pelos conselhos tutelares sabe como eles se encontram. Precisamos fiscalizar para que essa eleição aconteça de verdade”.

Em 26.05.2015, às 17h00