Osmar Ricardo critica eleição para Conselho Tutelar

As eleições realizadas no domingo para 40 vagas para oito Conselhos Tutelares do Recife foram consideradas uma vergonha pelo vereador Osmar Ricardo (PT), que manifestou seu descontentamento em pronunciamento feito nesta segunda-feira (5), na Casa de José Mariano. Segundo ele, a Câmara Municipal fez uma comissão de vereadores para acompanhar o pleito e pôde constatar a desorganização e falta de orientação na apuração dos votos, que segue até quinta-feira próxima. “As pessoas esperavam até três horas nas filas para votar. Os nomes não constavam e elas eram transferidas para outros locais. Em algumas salas não havia o número de identidade do eleitor”.

Osmar disse que foi uma anarquia a eleição organizada pelo Condica, ligado à Secretaria de Direitos Humanos do Município. Isabella de Roldão (PDT) disse que a apuração demorou a começar. “Não dá para saber se foi incompetência, despreparo ou de propósito. É uma descaso com as crianças e adolescentes”.

Mas Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Casa, acentuou que os conselhos são importantes para a cidade, recebem apoio da PCR mas não fazem parte dela e o processo eleitoral não é de responsabilidade do Executivo. “A eleição foi conduzida pelo Condica. Não quero eximir responsabilidades, mas tudo que foi solicitado foi dado. Sabemos que todas as eleições passam por dificuldades, é próprio do processo”.

Almir Fernando (PCdoB) acha que a votação foi marcada por erros primários como a troca  de locais e nomes de pessoas. “A votação é facultativa e os candidatos têm que convencer o eleitor a ir até a urna. Com isso os candidatos foram prejudicados. Mas, toda eleição tem seus percalços”.

Em 05/10/2014 às 18h00.