Osmar Ricardo fala sobre eleição do conselho tutelar

A escolha dos próximos conselheiros tutelares do Recife acontece em quinze dias e a eleição é motivo de preocupação do vereador Osmar Ricardo (PT). Em pronunciamento durante a reunião plenária desta segunda-feira, 22, o parlamentar disse que visitou a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), responsável pela coordenação do pleito, para saber sobre o andamento do processo eleitoral. A eleição deve preencher 40 vagas para compor os oito conselhos das seis Regiões Político-administrativas do Recife.

“Esse ano, a escolha não será feita através das urnas eletrônicas e sim em cédulas de papel. São mais de cem inscritos e ficamos sabendo que já existe pedido de impugnação de 75 candidatos. Temos como parlamentar o direito de acessar esses documentos, mas o Conselho disse que a orientação da Procuradoria da Prefeitura é não autorizar essa liberação”, destacou. Osmar Ricardo integra, junto com outros quatro vereadores, uma comissão especial criada na Câmara para acompanhar a eleição dos conselheiros tutelares, que acontece no dia 04 de outubro em todo o País. Já a posse será realizada em 10 de janeiro de 2016. “Vamos entrar com uma ação no Ministério Público de Pernambuco e também procurar a Prefeitura do Recife para pedir a liberação dessa documentação”, enfatizou.

Marcos Menezes (DEM) pediu para integrar a comissão de vereadores que vai acompanhar a eleição dos novos conselheiros tutelares. Ele agora faz parte do grupo formado ainda por Davi Muniz (PROS) e Isabella de Roldão (PDT).

No mesmo pronunciamento, Osmar Ricardo fez várias críticas ao executivo municipal. “Pequenos comerciantes, são obrigados a pagar R$ 890,00 por um alvará, mas os ambulantes retirados das ruas ainda esperam a construção de um shopping popular”.

Já a vereadora Isabella de Roldão questionou o executivo pelo show realizado no último final de semana no bairro do Recife Antigo. “O local se transformou em um estacionamento privado. Estamos elaborando um pedido de informação sobre aquele espaço, para saber quem autoriza esses mega shows privados dentro de um espaço que é público. Qualquer bloco de carnaval que saia pelas ruas tem que pagar uma taxa pelo uso do solo e queremos saber se também ouve esse pagamento neste evento”.

Em 22.09.15, às 17h20.