Osmar Ricardo suspende audiência pública

Sem a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, João Braga, o vereador Osmar Ricardo (PT) resolveu não realizar a audiência pública da manhã desta segunda-feira, 16, que fora convocada para debater sobre o Comercio informal da cidade. “A audiência estava marcada inicialmente para o dia 16 de fevereiro e o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) pediu vistas, solicitando para remarcá-la. Atendi ao pedido e estava aguardando o secretário”, disse Osmar Ricardo. O plenarinho da Câmara Municipal, onde a reunião ocorreria, estava lotada de ambulantes e representantes do movimento social Coletivo de Lutas Comunitárias.

O vereador suspendeu a audiência pública logo após a formação da mesa, pouco antes das 10h. Estiveram presentes o vice-líder do governo, vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD); o promotor de Justiça Maviael de Souza Silva, coordenador do Centro de Apoio do Patrimônio Público do Ministério Público; o presidente do Sindicato do Comércio Informal do Recife, Severino Souto Alves; o dirigente do Coletivo Lutas Comunitárias, Ivonaldo Marcos; e dois representantes enviados pela Prefeitura do Recife, em substituição ao secretário João Braga. Foram a chefe de Fiscalização de Controle Urbano da Secretaria, Irajacira Beltrão e Flávio Romárico, gerente geral de Operações da Secretaria.

“A presença do secretário seria fundamental nesta audiência pública porque somente ele tem o poder de decisão. Vamos marcar outra audiência, com nova data, e voltar a convocá-lo”, disse Osmar Ricardo. O presidente do Sindicato do Comércio Informal, Severino Souto, disse que vai elaborar um documento para distribuir entre os ambulantes e camelôs do Recife contando sobre o ocorrido. Segundo o vereador Osmar Ricardo, o secretário informou que não poderia comparecer à audiência devido a uma reunião que fora marcada. “Essa reunião foi marcada de última hora, para servir de desculpa e ele não vir”, criticou Osmar Ricardo.