Pacto pela Vida ganha novo prêmio da ONU

O Programa Pacto pela Vida comemorou seis anos de existência com uma queda de 35,4% nos crimes violentos no Estado e 52,1% no Recife. Com esses números, Pernambuco foi o único estado do Nordeste a apresentar redução nos índices de violência. Ainda em abril, houve um dia em que nos 184 municípios não foi registrado um único homicídio. Por isso, o vereador Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Câmara do Recife, anunciou na tarde desta quarta-feira 15, que Pernambuco recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU), pela segunda vez, o Prêmio de Gestão Pública, como a melhor iniciativa de gestão estadual no mundo no último ano, em escala internacional.

Gilberto Alves ressaltou que o primeiro prêmio da ONU foi para os programas Todos por Pernambuco e o Chapéu de Palha Mulher. Com isso Pernambuco é o recordista da premiação em nível mundial. Melhor ainda. O programa tem servido de modelo para outros estados, como a Bahia que implantou um igual. “O governador Eduardo Campos homenageou o prefeito Geraldo Júlio com a medalha Pacto pela Vida, por ter sido o gestor do programa entre 2007 e 2010, e por ter se comprometido e cumprido com a implantação dele no município, começando pela criação da Secretaria de Segurança Urbana”.

O líder lembrou que as dicussões para elaboração do texto final do Pacto pela Vida do Recife deverá ser entregue ainda no dia 30 deste mês. O projeto envolverá todas as secretarias municipais e está dividido em seis eixos tematicos, como educação, qualificação profissional e inovação, participação popular, governança, controle social e sustentatbilidade, políticas afirmativas e recuperação de situação de risco, controle urbano, mobilidade e infraestrutura, integração de políticas públicas, sistemas de informação e  cidade saudável.

Gilberto Alves anunciou ainda que o governo do Estado criou novos oito eixos de combate à criminalidade. Um dos principais diz respeito a uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para coibir assaltos nas agências começando por Recife, Olinda e Jaboatão, onde se encontram 253 das 602 agências bancárias, das quais 213 em Recife. “O convênio firmado adequa as agências a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público e prevê ações preventivas, entre elas portas de segurança com detectores de metal, câmeras internas e externas com filmagem e gravação, vigilantes armados com colete balístico, biombos separando filas, guarda-volumes, cofre com dispositivo de retardo, adequação de númerario das dependências e promoção de campanhas publicitárias para esclarecimento da população.

 

Em 15.05.2013, às 17h35..