Padre Marcelo Rossi é o novo cidadão recifense
Presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), a solenidade foi marcada pela emoção. Começou com a execução do Hino Nacional e em seguida, o vereador Jurandir Liberal fez a saudação inicial. “Vossa Reverendíssima vai receber essa homenagem por decisão unânime desta Câmara. Ela referenda nada mais, nada menos, que o desejo do povo recifense. Ela traduz aquilo que Vossa Reverendíssima já o é: cidadão do Brasil e consequentemente cidadão do Recife”, afirmou Liberato Costa Júnior, num discurso rápido, em que explicou que o orador oficial seria Sérgio Magalhães, o outro proponente da homenagem.
Sérgio Magalhães disse que a solenidade exigia um discurso por escrito, mas preferiu fazê-lo de improviso. “Seria importante que o Recife mostrasse o seu carinho de forma oficial, através dos seus representantes legais, ao padre Marcelo Rossi. Quero lhe dizer, padre, que esta casa está recebendo uma bênção hoje. O senhor é um enviado de Deus porque prega o amor incondicional. Abençoe esta casa legislativa e as discussões serão mais amenas, os corações ficarão mais tranqüilos”, disse o vereador.
O discurso do padre Marcelo Rossi durou exatos três minutos. Ele fez um coração com os braços, soltou beijinhos “para todos vocês” e disse que era “com muita alegria” que recebia o título de cidadão do Recife. Em seguida, contou uma história curta de um jovem que catava estrelas na praia e cujo significado era “nós devemos fazer a diferença”. No final do discurso, as pessoas que estavam nas galerias pediram para ele cantar uma música. Ele cantou “Força e Vitória”, sendo acompanhado por um grande coro. Ele recebeu o diploma e a placa de metal com os seguintes dizeres: “A missão identifica e dignifica o homem. É assim que o povo do Recife vê e abraça com carinho o padre Marcelo Rossi”.
Um coral do movimento católico Renovação Carismática cantou durante a solenidade as músicas “Ave Maria Sertaneja”, “Força e Vitória” e “Pai Nosso”, sendo essas duas últimas do repertório do padre-cantor. No final da solenidade, o padre abençoou os presentes e a Câmara Municipal do Recife. A mesa da solenidade foi composta por André Dias, diretor de Negociações Especiais da TV Globo e pelo Frei Francisco Barreto, provincial dos Capuchinhos do Nordeste. Estiveram presentes os vereadores Romildo Gomes (PSD), Aerto Luna (PRP), Josenildo Sinésio (PT), Maré Malta (PSD), Estéfano Menudo (PSB), Priscila Krause (DEM), Erivaldo da Silva Eri (PTC), Osmar Ricardo (PT), Alexandre Lacerda (PRTB), Marcos di Bria (PTdoB), Jadeval de Lima (PTN), Marília Arraes (PSB) e Inácio Neto (PSB).
Em 13.06.2012, às 12h40.