Parada da diversidade em Dois Unidos é tema de projeto de lei

Depois de receber parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes o projeto de lei 196/2013, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que busca incluir no calendário municipal de eventos a Parada da Diversidade de Dois Unidos, aguarda análise da Comissão de Legislação e Justiça. A proposta é que o evento, que ocorre na Zona Norte e é a segunda maior LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) do Recife, seja realizado sempre no último domingo do mês de setembro

Parada de Dois Unidos foi realizada pela quinta vez no ano passado, quando reuniu mais de 20 mil pessoas da Região Metropolitana. Ela é organizada pelo Grupo de Cidadania aos Homossexuais de Pernambuco (GCHP), e foi idealizado em 2009. Normalmente a concentração ocorre na entrada do bairro e o desfile, com trios elétricos e artistas performáticos segue pela Avenida Hidelbrando Vasconcelos. O vereador Osmar Ricardo destaca-se na Câmara Municipal do Recife por fazer a defesa dos direitos do público LGBT e o combate à homofobia.

“O Brasil precisa de pessoas que incansavelmente lutem a favor do respeito e da garantia dos direitos a essa categoria tão afetada pelo preconceito. Através desses eventos é que vamos ressaltar a importância da Parada da Diversidade Sexual para o progresso da cidadania, lutando para a criminalização das manifestações homofóbicas e pela garantia de igualdade de direitos. É preciso sensibilizando a sociedade quanto ao respeito à diversidade sexual e às reivindicações da garantia de direitos dessas pessoas”, disse o vereador.

Não é a primeira vez que o vereador Osmar Ricardo fez a defesa dos direitos LGBT. Ele é autor da proposta de reativação da Frente Parlamentar LGBT na Câmara Municipal, para debater temas, incentivar proposições e leis que solidifiquem a cidadania e igualdade de direitos dessas pessoas. Além disso, está em vigor no Recife desde 2004 a Lei 17.025/04 que pune qualquer ato discriminatório contra homossexuais e institui o dia 28 de julho como Dia da Diversidade Sexual. A iniciativa, de sua autoria, tem contribuído para combater a homofobia no Município.

 

Em 21.01.2014 ás 12h40