Parlamentar critica descontrole urbano

O vereador André Régis (PSDB) fez uma retrospectiva da necessidade de ordenamento urbano ao lembrar que o Prefeito quando assumiu colocou um secretário de Controle Urbano com o discurso de colocar ordem na cidade, mas o que vemos hoje é o total indisciplinamento, bastando se deslocar pelos bairros, incluindo os nobres, para se verificar a desordem instalada. “A lei não permite, no entanto a ordem não está sendo imposta, denotando fracasso no cumprimento da lei, provavelmente pela falta de respaldo legal”.

O parlamentar alegou que é favorável ao projeto porque o poder de polícia administrativa ordena a cidade, que teve seus procedimentos desmoralizados. André Régis acredita que esta lei poderá permitir ao Prefeito exercer a ordem que está faltando.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou que sempre debateu a desordenação da área urbana do Recife, a exemplo de construções feitas em cima das pistas de veículos trazendo enorme risco para a população. “Essa mazela não vem desta gestão, mas de muitas outras. A ocupação desordenada tomou conta de tudo, mas lembro que a Dircon não tem efetivo para fiscalizar tudo”.

Jairo Britto (PT) acha que o debate é polêmico e que a lei não permite o crescimento desordenado, mas é preciso considerar que o déficit habitacional leva a isso. Ele defende que  as pessoas que constroem nas áreas de risco e de forma irregular são necessitados que não têm aonde morar. “A lei precisa dar condições de exceção para estas pessoas necessitadas”.

 

Em 27/06/2017 às 18h26.