Parlamentar destaca avanços na educação

Eurico Freire (PV) destacou os avanços da educação nos últimos anos, mas ao mesmo tempo vive-se uma política de terra arrasada onde nada daquilo que foi feito, por outros partidos, presta, mas não apresentam projetos, propostas. “Na gestão do PSDB havia cerca de 100 institutos federais de ensino, na gestão petista foram criados mais 240 interiorizando o ensino, e isso foi bom. No entanto, alguns preferem apenas criticar o partido dos outros e só o dele serve. Isso não é justo”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Câmara do Recife, disse que o debate sobre educação deve contribuir e que todo governo comete deslizes, lembrando que alguns conseguem consertar ainda dentro da própria gestão. Disse que há organismos debatendo o assunto, a exemplo do Conselho Municipal de Educação e está à disposição para debater. Carlos Gueiros (PTB) discordou das criticas feitas à educação lembrando que as colocações de alguns colegas são ótimas, mas era preciso ver o que é possível e o que é ideal. “Quem trabalha o ideal não consegue fazer nem o possível”.

Jairo Britto (PT) ponderou que alguns falam como se o partido dele tivesse feito muito pela educação e não fez. “O PT criou mais de 200 institutos federais levando educação ao interior do país”. Já Felipe Francismar (PSB) lembrou que o PSDB e o PT fracassaram na educação. Para ele, os dois partidos não têm credibilidade para falar um do outro. “Todos queremos educação de qualidade e a gestão está trabalhando para isso, mudando o padrão. É preciso acabar com essa falsa polarização PT vezes PSDB porque faz muito mal ao país”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo lembrou que na fala do governador do PSDB Geraldo Alckmim, de São Paulo, durante homenagens a Eduardo Campos, disse que havia no país o pio da coruja, daqueles que torcem para tudo dar errado. “André Régis sempre se coloca contra tudo, como as aulas de robótica, entre outras coisas. Traz dados jogados ao vento sem propostas concretas. Estamos introduzindo novo padrão de educação com investimentos de R$ 135 milhões, o maior já feito até hoje na educação”.

Em 11/08/2015 às 18h10.