Parlamentar lembra Dia Mundial do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece a cada 5 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou antecipadamente a passagem da data, na Câmara do Recife. Mas, para ele é preciso aprofundar e amplificar a discussão levando o tema às comunidades mais carentes. “Essas populações precisam se apropriar do assunto que não interessa apenas à elite, mas a todos”. Eurico ressaltou que as comunidades carentes são as mais prejudicadas com o comprometimento da degradação ambiental. “É exatamente essa população que mais sofre porque tem menos acesso a saneamento básico e outros benefícios de infraestrutura”.

Segundo o vereador, as doenças respiratórias lotam os hospitais e são decorrentes da poluição do ar. “Nessas comunidades os alagamentos são frequentes e por isso o tema meio ambiente precisa chegar a elas”. O parlamentar disse ainda que ao assumir a presidência do Partido Verde se comprometeu em levar a discussão para os bairros. “Aqui mesmo na Cârama vemos todos os dias dezenas de requerimentos de parlamentares pedindo limpeza de canais, sujos pela própria população. Por isso é preciso levar o tema até eles. Precisamos avançar”.

Osmar Ricardo (PT) concorda com o colega, mas convidou o vereador a andar com ele pelos bairros da zona norte onde, segundo ele, nem sempre passa caminhão de lixo. “A coleta retira o lixo das escadarias, mas coloca nas avenidas. É preciso olhar para isso e tomar providências”. Luiz Eustáquio (PT) também está preocupado com o avanço da epidemia de dengue que já matou algumas pessoas no Estado. Ele informou que há cidades usando drones – aparelhos teleguiados que sobrevoam lugares colhendo informações de imagens – para fiscalizar e localizar áreas com possibilidades de desenvolver a larva do mosquito da dengue. “A gente precisa saber o que a Prefeitura está fazendo para combater a epidemia”.

Eustáquio disse ainda que foi importante a PCR suspender as licenças para projetos no bairro de Santo Amaro, mas lembrou que alguns megaprojetos já haviam sido liberados e isso também causa poluição. “A suspensão é um avanço. Sabemos que a cidade precisa crescer, mas que seja de forma humanizada”. Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou que existem mais de 70 canais na cidade que são limpos a cada três meses pela PCR. Para ele é um gasto muito grande para mantê-los limpos, enquanto a população segue sujando. “Acho necessária a realização de campanhas educativas para evitar desperdício de dinheiro público. A população precisa aprender a colaborar”.

 

Em 03/06/2015 às 17h05.