Parlamentar pede inclusão de pessoas especiais
O parlamentar frisou que é preciso conclamar o poder público e a iniciativa privada para a criação de novas políticas públicas e mecanismos fiscalizadores acerca da defesa dos direitos das pessoas que sofrem algum tipo de deficiência, seja física ou mental. “Sou contra a iniciativa de algumas instituições de ensino que cobram mais dos pais que têm filhos portadores de alguma deficiência, aumentando as dificuldades das famílias. Vamos compor uma comissão especial e exigir do Ministério Público que assegure os direitos deste segmento”. Por isso, apoio o projeto do colega Inácio Neto (PSB) que veta a cobrança a maior em escolas e creches de pais com crianças especiais.
Inácio Neto agradeceu a solidariedade e disse que se sentia contemplado pelas palavras de Estéfano Menudo, que tem uma neta especial e como ele próprio que tem uma filha, também especial. “O senhor entendeu o objetivo de meu projeto que tenta impedir que escolas, creches e outras entidades similares cobrem a mais dos pais com filhos especias. Já são muitos os gastos com tratamento de fonoaudiologia, fisioterapia e outros. É injusto que famílias de mais baixa renda ainda tenham que pagar mais por esses serviços”.
Inácio Neto lembrou que a maioria dessas crianças especiais não consegue chegar às universidades porque não pode pagar tudo aquilo que precisa para se desenvolver poder chegar lá. “Nos 10 primeiros anos de uma criança especial é necessário se investir muito para que ela alcance pleno desenvolvimento e nem todos podem. Temos obrigação de ajudar”.
Em 07.03.2012, às17h30