Parlamentar retira projeto sobre amamentação

Dois projetos que tratam sobre o direito da mãe de amamentar em espaços públicos ou privados entraram em pauta essa semana. E por terem conteúdos semelhantes, as matérias foram discutidas antes da votação e, mesmo com as duas propostas aprovadas em primeira discussão, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB) comunicou na tribuna hoje,18, que retirou o projeto de sua autoria para garantir a sanção do projeto de Wanderson Florêncio (PSDB).

O vereador Antônio Luiz Neto disse que fará mudanças na proposta e lembrou a importância de cada parlamentar. “Embora parecidas, fizemos duas propostas extremamente necessárias para o Recife. Feliz da cidade que tem seus representantes que trazem para discussão a possibilidade das pessoas serem devidamente representadas. E medíocres seriam os representantes do povo não estarem preocupados com educação, saúde e tantos outros setores importantes para a cidade. Ontem eu saí gratificado do plenário”.

Wanderson Florêncio (PSDB) elogiou a atitude de Antônio Luiz Neto. “A sua postura é de grande referência para nós da Casa de José Mariano. Tenho a certeza de que o projeto a ser reapresentado será excelente”. O vereador Osmar Ricardo (PT) fez coro a Wanderson Florêncio destacando as qualidades de Antônio Luiz Neto. “Esta Casa sente-se orgulhosa pelo seu papel. Com humildade, o senhor sabe de fato defender o povo recifense”.

Luiz Eustáquio (PT) e Vera Lopes (PPS) enfatizaram as mães que serão beneficiadas. “Os vereadores ontem entenderam e votaram nos projetos. E retirar a sua proposta demonstra a sua grandeza e o respeito que o senhor tem pelas pessoas”, enfatizou Luiz Eustáquio. “Antônio Luiz Neto é um dos mais brilhantes vereadores e o parabenizo pelo projeto. Temos é que acabar com o machismo e a mãe não precisa se esconder. Como sou pediatra, oriento sempre as mães: quando o filho chora, amamente-o”, completou Vera Lopes.

O líder do governo, Gilberto Alves (PTN), também fez questão de parabenizar o colega. “É uma proposta de grande interesse. Fundamental. E hoje foi tomada uma atitude nobre. Parabenizo pela postura republicana e democrática”. Eurico Freire (PV) e Henrique Leite (PT) lembraram a trajetória de Antônio Luiz Neto e também sobre normas regimentais da Casa. “O senhor é uma referência, pois o projeto de lei sobre obrigatoriedade do cinto de segurança foi pioneiro no Recife. Logo após tornou-se obrigação em Pernambuco e, posteriormente, no país”, disse Eurico Freire. “Antônio Luiz Neto tem seus motivos para retirar o projeto e as questões regimentais sobre semelhanças de ideias têm que ser discutidas antes de chegarem ao plenário”, disse Henrique Leite.

Último na fila do aparte, o vereador Marco Aurélio (SDD) ainda pediu para Antônio Luiz Neto não retirar a matéria. “A Casa não é de um só parlamentar. Várias leis são elaboradas sobre um mesmo tema, uns destrincham mais e outros tomam outro direcionamento. Faço um apelo para que o projeto seja mantido”. Mesmo com o pedido do colega, Antônio Luiz Neto frisou que irá reelaborar a matéria e agradeceu as palavras de apoio dos parlamentares. “Reapresentarei o meu projeto para que ambas saiam em momentos distintos”.

 

Em 18.08.15 às 19h05.