Parlamentares cobram ação para retirar pessoas das ruas

O vereador Henrique Leite (PT) alertou que no inverno cresce a preocupação com os moradores de rua em idade avançada, menores, homens e mulheres que não têm onde ficar. Segundo ele, não há estrutura de atendimento social do Estado e a ajuda que chega é de pessoas físicas e entidades e igrejas, mas é muito pouco. “Solicito à Prefeitura que faça uma blitz nas ruas do centro e nos bairros para ajudar essas pessoas”. Ele pediu a criação de uma comissão especial para percorrer os abrigos municipais.

Segundo Henrique Leite essas pessoas chegam às ruas por diversos motivos, como drogas, desajuste em casa, falta de emprego, e depois que chegam não conseguem voltar para casa. “É preciso fazer uma ação concreta especialmente no período do inverno”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou que antes de recolher o morador de rua é preciso saber se ele quer ir, pois não se pode obrigar a nenhum deles sair das ruas e muitos não querem ir para os abrigos. “É preciso abordar o morador de rua corretamente”.

Luiz Eustáquio (PT) entende que morar na rua é ruim e no inverno é muito pior. Lembrou que trabalha retirando pessoas das ruas, especialmente drogados, e algumas delas não querem ir para abrigos. “Mas é preciso ver como são os abrigos. Sugiro que se crie uma comissão para visitar esses locais e ver em que condições eles estão”. Para Luiz Eustáquio é preciso fazer uma boa política social para que esses moradores queiram de fato sair das ruas e não voltarem mais.

 

Em 09/06/2015 às 17h35.