Parlamentares realizam sessão em novo espaço

O atual Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife, que nos últimos anos vem sendo utilizado para a realização de pequenas reuniões e coquetéis, já abrigou o plenário da Casa de José Mariano. Agora, o espaço volta a sediar as reuniões ordinárias e sessões solenes. Na tarde desta terça-feira (13) os parlamentares participaram da primeira reunião ordinária no local, presidida pelo vereador Romildo Gomes (Dem).

Houve até quem avaliou a mudança com emoção. Foi o caso do vereador Josenildo Sinesio (PT), que lembrou de quando assistia às sessões no antigo plenário. “É um momento histórico retomar as atividades neste espaço. Havia aqui uma tribuna de onde Liberato Costa Júnior fazia seus discursos e eu vinha acompanhar. Naquela época, jamais me passava pela cabeça que eu seria um vereador do Recife”.

Por uma questão de conservação, as obras de arte e a galeria de quadros de ex-presidentes da Câmara foram retiradas do local. Para garantir o bom desempenho das atividades parlamentares, o Salão Nobre passou por mudanças e ganhou novos móveis. Um púlpito de onde os vereadores fazem seus pronunciamentos, um equipamento de som adequado ao espaço e várias mesas e cadeiras, distribuídas de forma a abrigar vereadores, imprensa e o público.

Ainda não há previsão para a conclusão da reforma, que começou esta semana. Ao final dela, o plenário estará mais moderno, como adiantou o presidente da Casa, Múcio Magalhães (PT). “Quando voltarmos, o plenário estará mais funcional, mais adaptado aos novos tempos, mais cômodo, principalmente, para a população. Haverá painel eletrônico para o povo saber os votos dos parlamentares. É mais uma demonstração de transparência da Mesa Diretora”.

O painel citado por Múcio é uma das novidades da reforma. O aparelho irá registrar os votos dos vereadores e a presença deles no plenário. Além disso, cada cadeira terá seu próprio microfone, de onde o parlamentar poderá apartear ou fazer seu pronunciamento. O plenário terá nova formação, assim como as galerias, e a segurança também será reforçada com a instalação de detectores de metais em todas as entradas.

Em 13.04.10, às 17h.