Parlamentares repercutem fechamento de dois bancos no Recife

Os vereadores Maré Malta (PSD) e Carlos Gueiros (PTB) comentaram durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, (19) sobre o fechamento de duas agências bancárias, localizadas no bairro de Casa Forte e Parnamirim, as quais não respeitaram as leis municipais relativas à segurança. As agências estarão fechadas até que haja a adequação das mesmas. “Estou feliz por comemorar essa vitória do povo do Recife. Poucas vezes as leis produzidas nesta Casa são cumpridas e respeitadas pelo poder econômico do Brasil. Os bancos têm que se render em defesa das pessoas. É necessária a implantação de equipamentos que colaboram e salvam muitas vidas. O caso do vigilante de uma agência no bairro de Paissandú, por exemplo, morto numa abordagem, poderia ter sido evitada se houvesse blindagem no vidro. Várias Audiências Públicas foram realizadas, chamamos a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mas ela não participou”, disse Maré Malta.

O parlamentar também elogiou a atuação da Dircon em relação ao fechamento das agências. “Os sindicatos, as representações do Ministério Público, da Prefeitura da Cidade do Recife e desta Casa estavam vigilantes. Conseguimos engajar outros órgãos. Quero parabenizar a diretora da Dircon,Roberta Valença, que abriu procedimento, fez as notificações, intimou os bancos, mas eles não cumpriram e tiveram a interdição. Quero também destacar aqui que não defendemos a interdição, nem cancelamento das agências. Queremos abertos mais postos de atendimento,  mas é preciso que se cumpra a segurança dos usuários”, disse Maré Malta.    

Já o vereador Carlos Gueiros acrescentou ter vindo anteriormente à tribuna da Câmara questionar a atuação da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), que, segundo ele, deixava a desejar. “Nós víamos a ação do órgão para retirar pequenos comerciantes de locais públicos, mas não víamos contra os poderosos. Agora eles agiram contra os bancos que estão às margens da lei. A Dircon se impôs e fez o papel dela, interditando as agências bancárias. E a nossa imprensa diz existir muitas outras que pedem essa operação”.

Carlos Gueiros enfatizou ainda que se deve ter cuidado para o público não ficar prejudicado sem o atendimento bancário. “É bom que faça devagar, mas façam. Estou aqui repercutindo o papel da Dircon por ter tido a coragem de utilizar o seu poder para fechar as agências. É preciso que tenhamos a obrigação de reconhecer quando um órgão do governo faz aquilo que é sua obrigação”, finalizou, Gueiros.

 

Em 19.06.2012, às 16h05