Parlamento Jovem realiza eleições na Câmara do Recife

Jovens participantes de diversos segmentos da sociedade lotaram o Plenarinho da Casa de José Mariano nesta quinta-feira (5) para eleger os novos participantes do Parlamento Jovem do Recife. A iniciativa, que aproxima a juventude do poder legislativo desde 2005, está em sua sexta edição – desta vez requerida pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). O número de jovens representantes que compõem o Parlamento Jovem é o mesmo do número de vereadores da Câmara do Recife, 39.

Durante a reunião, as autoridades presentes falaram sobre a importância do instrumento de participação.  “No momento em que Brasil e a sociedade exigem que tenhamos uma política diferenciada, é impossível que isso aconteça senão com a presença e com o protagonismo da juventude. A energia, a vontade e o entusiasmo que a juventude traz, bem como suas ideias novas, vão colaborar com a Câmara do Recife para que a gente tenha através da sugestão deles novos projetos, uma nova dinâmica e uma nova forma de trabalhar”, afirmou Wanderson Florêncio. O vereador também adiantou que foi sugerida a criação do Parlamento Jovem Itinerante, que levaria participação mensalmente a diversas localidades do Recife.

O deputado estadual Ossesio Silva (PRB) compôs a mesa da eleição e enalteceu o acontecimento. “Eu vejo o Parlamento Jovem como uma solução para esta casa e para esta cidade. A juventude carrega dentro de si a ideia, a criatividade. É a juventude que vai trazer a solução para o presente e que vai trazer coisas novas. Estou muito feliz em ver o plenarinho cheio de jovens com olhos brilhantes e vontade de vencer”, relatou.

Presidente de honra do projeto, Moisés Alexandre frisou o valor do papel do Parlamento Jovem. “Ele foi criado em 2005 como uma forma do jovem poder se expressar e trazer as suas diferenças e diversidades para a Casa. Sua importância é dar voz à juventude, dar oportunidades, já que muitos alegam que não há espaços para eles debaterem seus problemas do dia-a-dia”, enalteceu.

Já a presidente da última edição do Parlamento Jovem Priscila Prestes disse considerar a iniciativa uma ferramenta de inserção no processo político. “Que esses jovens eleitos aproveitem essa oportunidade para se projetar politicamente e participar mais ativamente em tudo o que envolve nossa cidade. A gente vai orientar e mostrar todo o processo. No dia 20, que é o grande dia da posse, ouviremos todas as propostas dos respectivos segmentos eleitos”, explicou a jovem parlamentar.

O secretário-executivo de Políticas para a Criança e a Juventude do Governo do Estado, João Suassuna, também esteve presente durante a eleição e expressou sua opinião sobre a inclusão da juventude no processo político. “A gente tem total convicção na participação social, seja na atividade legislativa, seja no executivo. Estamos aqui elegendo o sexto Parlamento Jovem para discutir não só políticas públicas de juventude, mas políticas públicas para a juventude e com a juventude”, expôs.

O secretário em exercício da secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Darlan Sampaio, destacou o apoio do município à causa. “A secretaria se importa com todo o movimento ligado à juventude. Por isso, estamos dando este apoio ao Parlamento, que é um instrumento de se fazer com que os jovens participem dessas ações aí instituídas pelos entes públicos”.

Além dos parlamentares jovens escolhidos, as entidades presentes também elegeram a mesa diretora. Nesta sexta-feira (6), haverá um minicurso sobre elaboração de matérias legislativas para os novos representantes. O ministrante será o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Saúde e Educação, Gilvan Dias.

Em 05.11.2015, às 18h28