Parlamento jovem realiza mais uma reunião

Na tarde desta quarta-feira, 21, aconteceu na Câmara Municipal do Recife, a segunda reunião após a posse dos 37 vereadores que compõem o Parlamento Jovem. Nas atribuições do dia foram discutidas as questões do trato de convivência, a postura parlamentar e o cronograma para 2012. “Se não há participação, não há exercício do mandato”, enfatizou a primeira mulher presidente, Priscila Prestes.

Na ocasião ainda foram apresentados diversos projetos de leis criados pelos jovens parlamentares, entre eles o que determina a implantação da disciplina de educação ambiental na grade curricular das escolas do Recife. Essa proposta também cria uma horta dentro do espaço escolar, onde o consumo será da própria instituição. “Os alunos são os principais propagadores de ideias. Se trata de uma forma de realizar uma conscientização ambiental possibilitando a melhoria da educação nutricional”, destacou o autor da proposição, Pedro Costa Rego.

Já o vereador jovem Saint- Claer Angéiras apresentou o projeto de lei “Redução de danos, direitos e cuidados”. Ele defende a discussão das questões das drogas nas escolas do Recife, debatendo suas causas, efeitos e tratamento. “Muitas vezes a droga chega antes da informação e nós queremos trabalhar nisso, para que o conhecimento a respeito do mal ocasionado pelo uso seja absorvido”, enfatizou o autor.

Para que o Parlamento Jovem seja aceito como oficial é preciso ser proposto por um vereador. No caso da Câmara, tradicionalmente essa é uma tarefa do presidente da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude. Essas reuniões já ocorrem há cinco anos, tendo começado com o ex-vereador Sílvio Costa Filho, seguindo com o ex-vereador Daniel Coelho, em dois anos; a vereadora Marília Arraes (PSB) e atualmente vereador Inácio Neto (PSB).

 

Em 21.12.2011, às 18h56