Parlamento Jovem toma posse no plenário da Câmara
O vereador Wanderson Florêncio, que há três anos tem a iniciativa de propor a eleição do Parlamento Jovem, fez o discurso de saudação. “Estamos empossando 39 novos parlamentares que representarão a juventude do Recife em seus diversos segmentos. Para mim é um grande prazer dar esta oportunidade, sobretudo neste momento em que vivemos uma crise nacional na política, na economia e nas instituições. A crise leva as pessoas a se afastarem do exercício da política, mas temos que nos fortalecer para que a ala do bem vença a ala do mal. A Câmara do Recife está estendendo as mãos para que a juventude seja protagonista do processo”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou que “este Parlamento Jovem tem muita representatividade, pois elegeu 12 mulheres, enquanto a Casa de José Mariano tem apenas sete vereadoras; elegeu, ainda uma representantes de terreiro e uma transexual. Essa diversidade vai permitir ao colegiado dialogar mais com a sociedade”. Estiveram presentes na reunião os vereadores Eriberto Rafael (PTC), Alcides Teixeira Neto (PRTB).
A reunião de posse, que começou às 10h30, foi presidida pelo vereador Renato Antunes (PSC). Antes de entrar oficialmente na política, ele foi do Parlamento Jovem. “Para mim, a experiência foi fundamental ter passado pelo Parlamento Jovem. Ele representa o meu ponto de partida”, comentou. O colegiado, a exemplo da Câmara do Recife, também elegeu uma Mesa Diretora.
“O Parlamento Jovem é uma ferramenta muito importante para permitir a participação da juventude na política. Eu acho que a cada ano a Câmara do Recife se aproxima mais do jovem. Na minha gestão, com duração de um ano, pretendo lutar para que o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), ceda um espaço no prédio sede para instalarmos a nossa sala”, afirmou a nova presidente, Vitória do Monte de Paula, no discurso de posse.
Na próxima sexta-feira, 25 maio, será realizado um curso de formação política para os novos parlamentares, ministrado pelos profissionais da Casa de José Mariano. Os 39 empossados vão aprender como se dá a tramitação legislativa na Câmara, sobretudo os projetos de lei e o trabalho das comissões.
O Parlamento Jovem foi criado por força de resolução número 01/2005, de autoria do então vereador Sílvio Costa Filho. Conta com 39 membros porque esse é o mesmo número de parlamentares da Câmara Municipal do Recife. Os jovens representam sete segmentos: social, cultural, universitário, secundarista, partidário, religioso e o trabalho e renda. O Parlamento Jovem tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo e da vida pública, abrindo as portas desta Casa de José Mariano para acolher o jovem do Recife.
Em 18.05.2018.