Parlamento Metropolitano do Recife homenageia ex-prefeito João Paulo

Dez personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife foram homenageadas, na noite desta sexta-feira (9), pelo Parlamento Metropolitano. Entre elas, o ex-prefeito do Recife João Paulo, que recebeu do presidente da entidade, vereador Josenildo Sinesio (PT), a Medalha do Mérito Metropolitano Pelópidas Silveira.

“Quando vemos os problemas da Região Metropolitana não podemos esquecer um que é  secular, a desigualdade social que levou milhões de pessoas a viver em situação precária. Vou completar 40 anos de militância política e quando fui prefeito do Recife foi quando pude fazer mais para o maior numero de pessoas. Quero agradecer do fundo do coração e dividir essa homenagem com todos aqueles que fizeram minhas duas gestões à frente da cidade”.

Josenildo Sinesio disse que a comenda foi decidida no ano passado e que o Parlamento aproveitou a realização do seminário nacional sobre o avanço do mar para fazer as entregas. “É importante homenagear essas pessoas, atores decisivos no desenvolvimento dessa região. Tenho certeza que todas as correntes políticas do nosso Estado têm na pessoa de Pelópidas Silveira um grande homem público, pela sua história, compreensão e pela grande pessoa humana que foi”.

Receberam também a comenda os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, do Recife,  João da Costa, na ocasião representado pelo secretário municipal de Articulação Política, Henrique Leite, e de São Lourenço da Mata, Éttore Labanca, representado pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes do município, Adalberto Epaminondas.

A secretária executiva da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, representado pelo Coordenador da Pastoral da Arquidiocese, padre Josenildo Tavares, a promotora de Justiça de Olinda, Helena Capela, o presidente da Agência Condepe/Fidem, Luiz de Quental Coutinho,  e a coordenadora do Centro Dom Helder Câmara, Valéria Nepomuceno, representada por Carla Ribeiro, também foram homenageados com a Medalha do Mérito Pelópidas Silveira. Assim como o governador de Pernambuco Eduardo Campos que não compareceu à solenidade e nem mandou representante. A coordenação do Parlamento disse que a Medalha deverá ser encaminhada ao Palácio do Governo.

Nos discursos de agradecimentos, todos os homenageados foram unânimes em ressaltar a importância de Pelópidas Silveira. “Estou especialmente feliz em receber essa homenagem e saudar aquele que foi um gestor comprometido com a democracia, com a participação popular e com a eficiência da gestão publica. Um exemplo de homem público que deve inspirar todos nós”, exaltou Elias Gomes. Ana Suassuna também parabenizou o Parlamento pela iniciativa. “Hoje é um momento muito especial. Quero parabenizar a ideia de ter uma medalha com o nome dele, um engenheiro que teve a grande qualidade de ser também um urbanista e entender dos problemas da cidade”, ressaltou Ana Suassuna.

História - Pelópidas Silveira nasceu no Recife em 1915. Formou-se em engenharia civil e foi prefeito da capital por três vezes. Também assumiu a vice-governadoria do estado, em 1958. Silveira não concluiu o último mandato como prefeito. Com o golpe militar de 64, teve o mandato cassado e foi preso. Ficou na prisão durante nove meses e depois do episódio nunca mais disputou uma eleição. Ele morreu, em 2008, aos 93 anos, vítima de falência múltipla de órgãos e choque séptico.

Em 09.04.2010,às 22h25.