Paróquia de Brasília Teimosa recebe homenagem

Os 50 anos da Paróquia Coração Imaculado de Maria, de Brasília Teimosa, foram lembrados em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal do Recife. A igreja foi construída pela Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada do Recife, a qual também foi homenageada na solenidade. O plenário e as galerias foram ocupados com fiéis da paróquia. “Nossa comunidade sempre foi uma guerreira em defesa dos nossos ideais, permanecendo no local à custa de nossos próprios esforços”, disse o vereador Eduardo Chera (PTN), autor das homenagens.

A solenidade começou às 11h, com o Hino Nacional, e foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB). O Cerimonial da Câmara trouxe ao plenário os homenageados das instituições, o frei Evilázio Campêlo de Medeiros, paróco da igreja; e o padre Wesley Soares de Araújo, missionário oblato. Além deles dois, compôs a mesa a representante de Brasília Teimosa, fiel da paróquia, Maria Aurieta Duarte Xenofonte, que é liderança comunitária e comanda o Centro Profissionalizante Turma do Flau, obra social que atende a jovens desassistidos.

“Herdeiros da tradição bíblica, a família dos oblatos celebra esses 50 anos fazendo memória de todos aqueles que por aqui evangelizaram e doaram suas vidas à serviço do evangelho. Nas periferias, se engajaram pelo direito à moradia, estrada, saúde e educação. Visitaram presídios, enfermos, moraram nas ruas, trabalharam como taxistas. Realizaram sacramentos e celebraram ao Deus da vida. Tudo tentaram para evangelizar, pois nada poderia os impedir de chegar aos pobres.”, disse o vereador Eduardo Chera.

Os missionários oblatos chegaram a Brasilia Teimosa em 1963 e deram início á construção da igreja e apoiaram a luta pelo direitos à terra e á moradia, dos habitantes. “Nossa comunidade sempre foi uma guerreira em defesa dos nossos ideais, permanecendo firme na luta pela justiça e igualdade social e a presença dos padres Oblatos, em especial Padre Jaime Kohmetscher, cuja serenidade e a dedicação à missão, foi fundamental para que a coragem de enfrentar as dificuldades que estivesse à nossa frente”, observou o vereador.

Após o discurso de saudação, o vereador entregou ao frei Evilázio Campêlo de Medeiros o diploma que registra o aniversário da paróquia e o trabalho dos missionários oblatos.  Também um ramalhete de flores a Maria Aurieta Duarte Xenofonte. As crianças do Maracatu Turma do Flau tocaram as alfaias, após cada discurso e cada homenagem. O frade discursou em nome da paróquia. “Muito me honra ser o eleito para receber esta homenagem nestes 50 anos da igreja. Partilhamos a missão dos oblatos. Esta é uma hora de gratidão”, disse.

Ele disse que a luta dos oblatos sempre foi a defesa de Brasília Teimosa e ressaltou que a comunidade agora vive um momento ímpar. “Precisamos somar esforços contra a exploração imobiliária que nos cerca e nos ameaça. É a grande luta dos nossos dias, além do combate à marginalidade que ameaça nossos jovens, em especial nossos adolescentes”, disse. E finalizou dizendo que Brasília Teimosa, “pela sua teimosia”, continuará sempre existindo. Após o discurso do frei Evilázio, o padre Wesley também fez os agradecimentos. Ele recontou a história dos missionários oblatos, que surgiram na França, espalharam-se pelo mundo e chegaram ao Brasil em 1963. os padres oblatos chegaram a Brasília Teimosa, disse ele, através do Padre Jaime Kohmetscher, “cuja serenidade, dedicação e missão, motivaram sempre a luta pela paz, justiça e solidariedade”. Segundo ele, o padre amava Brasília Teimosa e o seu povo.

Em 22.08.14, às 12h30.