Pastor Aurivan Marinho é Cidadão do Recife
Natural de Apodi, no Rio Grande do Norte, é bacharel em Teologia, mestre em Teologia Histórica e graduado em Filosofia. É professor de teologia, hermenêutica, missões e filosofia, lecionando especialmente nos seminários congregacionais e no seminário Teológico Batista Nacional (Seteban), em Recife. A vereadora destacou que o Pastor “tem sabedoria no falar e compromisso em cumprir a honrosa missão de evangelizar, sobretudo na defesa dos valores que edificam e fortalecem os laços familiares”.
Segundo a parlamentar, Aurivan Marinho se destaca como conferencista tendo participado do Encontro Nacional para a Consciência Cristã, eventos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, Congresso Brasileiro de Missões (CBN), entre outros. Ocupou o cargo de presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, por quatro mandatos consecutivos (2006 a 2014); foi vice-presidente dessa denominação, além de diretor do departamento Teológico por quase dez anos. “Ele é o responsável pela construção da sede nacional da Aliança, no Recife”.
O pastor é ainda presidente da Igreja Evangélica Congregacional da Estância há mais de vinte anos, desenvolvendo diversas atividades, com foco voltado para crianças e jovens. A exemplo do projeto Robinson Cavalcanti que beneficia dezenas de crianças da comunidade no bairro do Iraque. “A cidade do Recife o acolhe como filho, irmão e conterrâneo”, celebrou Michele Collins.
O pastor Aurivan Marinho agradeceu o Título. “O Senhor me concede esta honra de falar um pouco do filme que passa na minha cabeça”, afirmou, destacando o que chamou de quatro verdades que vem vivenciando desde que chegou ao Recife, em 1990, aos 15 anos de idade. “A primeira é a soberania de Deus, pois chegar aqui não passava de uma loucura aos olhos humanos. Mas Deus age como lhe apraz. Ele é soberano e põe cada coisa em seu devido lugar. A segunda coisa: a providência de Deus. Providencialmente moveu cada circunstância e coordenou os meus passos”.
O mais novo Cidadão do Recife, elencou que a terceira verdade “é a graça de Deus, pois sem requerer de mim nenhuma compensação, me dispensou suas bênçãos. A quarta verdade é o propósito Dele. Ele decidiu me colocar no ministério e concedeu- me a mais honrosa missão: pregar o Evangelho”. Em seguida o pastor ressaltou os desafios que todo o Cristão enfrenta em amar e cuidar reafirmando os valores imprescindíveis para transformação ética e política. “O Deus que nos levanta é o Deus que vai a frente de nós. Que possamos fazer isso para honrar e engrandecer o nome Dele”.
Emocionado, Aurivan Marinho lembrou do seu pai Cássio Tibúrcio da Costa, “de saudosa memória”, da sua mãe, Zélia Moraes Marinho, a quem chamou de grande guerreira. Também dos seus nove irmãos, “alguns analfabetos que travaram uma grande luta, tirando às vezes da terra o que comer”. Agradeceu a sua esposa Maria Aparecida Freire e ao seu filho, Cássio Freire Marinho, a compreensão pelo seu trabalho no ministério.
A solenidade foi presidida pelo vereador Romero Albuquerque (PP), que compôs a mesa com os pastores Euder Ferreira (presidente da Consciência Cristã, de Campina Grande – Paraiba); Sérgio Paulo Menezes (presidente de Aliança Congregacional); Hugo Vagner (presidente da Segunda Região); Antônio Herivando Costa (diretor do Seminário Batista Nacional), além do deputado estadual Cleiton Collins. A cerimônia teve apresentações do Quarteto Congregacional, além do cantor Duda Pinheiro.
Em 20.06.2017, às 12h45