Pastor Aurivan Marinho é Cidadão do Recife

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao pastor Aurivan Marinho, na manhã desta terça-feira, 20. A autora da proposição, vereadora Michele Collins (PP), justificou a honraria destacando que se trata de “um ato de reconhecimento a um líder religioso que tem realizado um importante trabalho de evangelização na cidade”. Elencou as atividades desenvolvidas pelo homenageado como conferencista em congressos nacionais, presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) - “colaborando com cerca de 300 igrejas, congregações e campos missionários de vários estados”, afirmou a vereadora.

Natural de Apodi, no Rio Grande do Norte, é bacharel em Teologia, mestre em Teologia Histórica e graduado em Filosofia. É professor de teologia, hermenêutica, missões e filosofia, lecionando especialmente nos seminários congregacionais e no seminário Teológico Batista Nacional (Seteban), em Recife. A vereadora destacou que o Pastor “tem sabedoria  no falar e compromisso em cumprir  a honrosa missão de evangelizar, sobretudo na defesa dos valores que edificam e fortalecem  os laços familiares”.

Segundo a parlamentar, Aurivan Marinho  se destaca como conferencista tendo participado do Encontro Nacional para a Consciência Cristã, eventos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, Congresso Brasileiro de Missões (CBN), entre outros. Ocupou o cargo de presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, por quatro mandatos consecutivos (2006 a 2014); foi vice-presidente dessa denominação, além de diretor do departamento Teológico por quase dez anos. “Ele é o responsável pela construção da sede nacional da Aliança, no Recife”.

O pastor é ainda presidente da Igreja Evangélica Congregacional da Estância há mais de vinte anos, desenvolvendo diversas atividades, com foco voltado para crianças e jovens. A  exemplo do projeto Robinson Cavalcanti que beneficia dezenas de crianças da comunidade no bairro do Iraque.  “A cidade do Recife o acolhe como filho, irmão e conterrâneo”, celebrou Michele Collins.

O pastor Aurivan Marinho agradeceu o Título. “O Senhor me concede esta honra de falar um pouco do filme que passa na minha cabeça”, afirmou, destacando o que chamou de quatro verdades que vem vivenciando desde que chegou ao Recife, em 1990, aos 15 anos de idade. “A primeira é a soberania de Deus,  pois chegar aqui não passava de uma loucura aos olhos humanos. Mas Deus age como lhe apraz. Ele é soberano  e põe cada coisa em seu devido lugar. A segunda  coisa: a providência de Deus. Providencialmente moveu cada circunstância e  coordenou os meus passos”.

O mais novo Cidadão do Recife, elencou que a terceira verdade “é a graça de Deus, pois  sem requerer de mim nenhuma compensação,  me dispensou  suas bênçãos.  A quarta verdade é o propósito Dele. Ele decidiu me colocar no ministério e concedeu- me a mais honrosa missão: pregar o Evangelho”. Em seguida o pastor ressaltou os desafios que todo o Cristão enfrenta em amar e cuidar reafirmando os valores imprescindíveis para transformação ética e política. “O Deus que nos levanta é o Deus que vai a frente de nós. Que  possamos fazer isso para honrar e engrandecer o nome Dele”.

Emocionado, Aurivan Marinho lembrou do seu pai Cássio Tibúrcio da Costa, “de saudosa memória”, da sua mãe,  Zélia Moraes Marinho, a quem chamou de grande guerreira. Também dos seus nove irmãos, “alguns analfabetos que travaram uma grande luta, tirando às vezes da terra o que comer”.  Agradeceu a sua esposa Maria Aparecida Freire e ao seu  filho, Cássio Freire Marinho, a compreensão pelo seu trabalho no ministério.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romero Albuquerque (PP), que compôs a mesa com os pastores Euder Ferreira (presidente da Consciência Cristã, de Campina Grande – Paraiba); Sérgio Paulo Menezes (presidente de Aliança Congregacional); Hugo Vagner (presidente da Segunda Região); Antônio Herivando Costa (diretor do Seminário Batista Nacional), além do deputado estadual Cleiton Collins. A cerimônia teve apresentações do Quarteto Congregacional, além do  cantor Duda Pinheiro.

Em 20.06.2017, às 12h45