Pastor Ney Ladeia recebe título de cidadão do Recife

Representantes de instituições religiosas e entidades civis participaram da entrega do título de cidadão do Recife ao pastor Ney Silva Ladeia, realizado na manhã de hoje (25) no plenário da Câmara Municipal. Para o vereador Luiz Eustáquio (PT), autor da proposta, a homenagem representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Ney Ladeia à cidade do Recife “sobretudo quando tratamos de um pastor cuja história se caracteriza pela influência dos ensinos do evangelho, revelada através de uma postura permeada pelo compromisso ético, moral e espiritual”.

A sessão foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva (PTC). Também foram convidados para compor a mesa da homenagem os presidentes das Convenções Batista no Brasil e em Pernambuco, pastor emérito José Almeida Guimarães e pastor Joel Bezerra; e o comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, Anderson Luiz Garcia de Castro.

Ney Ladeia nasceu no município baiano de Itapetinga e veio para o Recife em 1984, concluindo seus estudos no Seminário Batista do Norte do Brasil em 1987. No ano seguinte começou a ensinar naquela casa e também no Colégio Americano Batista, onde exerceu o cargo de capelão e algumas vezes, interinamente, a direção geral. Atualmente é pastor titular e presidente da Igreja Batista da Capunga, fundada há 88 anos e que possui uma comunidade com cerca de dois mil membros.  

Em seu discurso, Luiz Eustáquio destacou que “aqui em Pernambuco, o pastor Ney Ladeia viajou por todos os municípios,  promovendo um trabalho de revitalização de igrejas, tornando-se um dos protagonistas do processo de ampliação do trabalho batista no Estado”, acrescentando que, “hoje, a atuação dos batistas está presente nas 185 cidades pernambucanas”.

Ao agradecer a homenagem prestada pela Câmara, Ney Ladeia disse que se considerava um devedor da cidade que o acolheu. “O Recife me fez conhecer grandes mestres, me deu a família que tenho hoje, aqui meu sonho de ser pastor se tornou realidade, em meio a um povo que precisa ser pastoreado mas que sabe disso e se deixa cuidar”.

Ladeia também criticou o projeto dos viadutos a serem construídos na Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com ele, o viaduto do Parque Amorim “vai destruir a praça em frente à igreja, prejudicar o acesso e comprometer a visibilidade do templo e transformar em área degradada um dos pontos nobres do Recife”. Encerrando sua fala, o pastor ressaltou as belezas da cidade e do seu povo e o orgulho de ser  um cidadão do Recife.

A sessão solene teve a presença dos vereadores André Ferreira (PMDB), Alfredo Santana (PRB) e Carlos Gueiros (PTB) e apresentação do grupo feminino de canto coral “Santuário”.

Em 25.04.2012, às 13h05