Pastor recebe Título de Cidadão

Sertanejo da cidade de Floresta, o pastor Francisco Tercio Vasconcelos Cordeiro preside a igreja evangélica da Assembleia de Deus Ministério Nova de Paz em Pernambuco. Foi diretor da Rádio Nova de Paz até o ano passado. É oficial da Polícia Militar, bacharel em Teologia e em Administração de Empresas. O autor da proposta, vereador Alfredo Santana (PRB) ressaltou que o homenageado exerceu o comando do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Olinda e do segundo Comando do 18º Batalhão da PM, no Cabo de Santo Agostinho entre outros comandos. Recebeu ainda diversos títulos como medalha do Serviço Militar 10 anos, Medalha do Serviço Militar 20 anos, Medalha de Mérito Policial Militar, Medalha de Mérito Guararapes, além dos títulos de cidadão das cidades de Jaboatão dos Guararapes e de Paulista.

Alfredo Santana ressaltou que os caminhos que o levaram a propor o título foi o desprendimento do homenageado, um homem criador de ideias, que ensina, reforma, descobre talentos, um colecionador de homens. “Por toda sua trajetória e o que tem feito, ele mais do que merece a homenagem. É uma demonstração do reconhecimento ao trabalho realizado por esse líder religioso. Sua história de vida é de superação. Por onde passa planta o amor, a humildade, a solidariedade”.

O pastor Francisco Tercio disse que esse ato era importante para ele em função de sua  trajetória, que não foi fácil. “Venho de uma família que passou dificuldades. Peri meu pai muito cedo e viemos de Floresta para o Recife. Crescemos e cultivei o sonho de ser militar como meu pai”. O homenageado contou que a igreja que ele fundou foi a primeira do Brasil dentro de um quartel militar. Hoje já existem outras igrejas dentro de quarteis. “Criei a igreja porque defendi tese na PM sobre a importância do evangelho para os militares. Criei também a União dos Evangélicos da PM. Não tenho palavras para expressar minha gratidão”.

O pastor José Adelmo traçou um breve perfil da trajetória de Francisco Tercio. Ele ressaltou que a homenagem era mais do que merecida pela obra desenvolvida pelo pastor. Contou que como oficial da PM prestou relevantes serviços à sociedade recifense ao comandar diversos batalhões. “Começou dentro do quartel os cultos de evangelização, mas ansiava por um trabalho maior. Conseguiu inserir o culto evangélico no quartel do Derby, na noite de Natal. Depois criou a igreja dentro do quartel, um feito pioneiro no país”. Diversos membros da Igreja discursaram em homenagem ao pastor Francisco Tercio.

 

Em 14/05/2015 às 17h.00.