Pastor recebe Título de Cidadão recifense

Proposto pelo vereador Aerto Luna (PRP), o pastor José Marcos da Silva, nascido em Caicó, Rio Grande do Norte, é o mais novo cidadão recifense. Na justificativa, o parlamentar explica que o homenageado desde cedo conheceu a realidade da vida trabalhando na fabricação de redes, mas nunca desistiu de estudar. Aerto disse que ele logo entrou para o Exército e depois fez consurso para sargento. Em seguida, foi transferido para o Recife. “Em 1999 ingressou no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e em 2002 assumiu o pastorado da Igreja Batista em Coqueiral, que já existe há mais de cem anos. “A partir da compreensão de que não se pode amar a Deus sem amar o próximo, a Igreja Batista em Coqueiral é voltada para a comunidade, sendo reconhecida no mundo cristão”.

Em 2006, o pastor criou o Instituto Solidare para realizar obras sociais. Contava com apenas uma parceria, a americana Compassion, além de voluntários da própria Igreja. “Ele pediu baixa do Exército para se dedicar integralmente ao Instituto e após seis anos de existência, o Solidare atua nas seis regiões políticas administrativas do Recife, além de Cavaleiro e São Lázaro das Cruzes, em Panelas”.

Aerto ressaltou que o Instituto realiza três programas sociais distintos, sendo um para apoio sócioeducacional para crianças e adolescentes, outro de apoio familiar, com geração de renda  e qualificação profissional, e outro voltado para o fortalecimento institucional de organizações civis. Hoje atende mais de mil pessoas por ano, tem 20 parceiros formais, três dos quais internacionais, cinco da iniciativa privada, e quatro governamentais entre outros.

O homenageado frisou que era consciente de que a honra recebida não era pessoal, mas coletiva. Para ele, nenhum reconhecimento é pessoal, mas sempre coletivo. “Somos uma síntese. Desde os cinco anos trabalhei na escuridão dos teares sombrios de minha cidade. Cheguei a trabalhar 20 horas seguidas para ganhar um pouco mais e comprar uma bicicleta e livros, com os quais pude romper o ciclo de pobreza quase intransponível. Mas aqui estou. Aprendi que Deus e eu somos a maioria”.

O pastor José Marcos ressaltou ainda que na construção de sua estrada, passou pela Igreja Batista Curado IV e depois pela Igreja Batista em Coqueiral, onde se encontra até hoje. “Fiz amigos valorosos e neles encontro estímulo e minha razão de existir. Ali encontro Jesus Cristo todos os dias na pessoa de jovens em crise, mulheres em busca de feijão e farinha, homens desempregados, idosos solitários. Aprendi que é preciso quebrar estruturas que mantém o pobre, sempre pobre. Prometo honrar esse Título e a melhor forma é jamais ficar calado diante da injustiça”.

 

Em 24/04/2014 às 17h14