Pastor Roberto José recebe a Medalha do Mérito José Mariano
O extenso trabalho desenvolvido nas áreas social e religiosa pelo pastor Roberto José dos Santos foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP) durante a entrega da Medalha do Mérito José Mariano, na manhã desta quarta-feira, 07, na Câmara Municipal do Recife. Ele é presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima e da Convenção de Ministros da mesma congregação, IEADALPE e COMADALPE, respectivamente. “A igreja possui cerca 700 templos distribuídos em todo o Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha, bem como realiza missões implantadas em outros países . Também desenvolve trabalhos sociais que alcançam crianças, adolescentes e idosos”, ressaltou a parlamentar.
Desde fevereiro de 2004, o pastor Roberto José dos Santos vem conduzindo a Igreja e a Convenção, coordenando mais de 200 mil evangélicos, entre membros e congregados. Ele chegou a capital pernambucana aos 16 anos de idade, vindo da cidade de Surubim, no agreste do Estado. Aqui, cursou Estudos Sociais, Direito e Teologia. Michele Collins destacou, então, que ele trabalhou como diretor administrativo do Colégio Decisão, Procurador Jurídico da Câmara de Vereadores da cidade do Paulista, dirigente da Escola Bíblica Dominical da Faculdade Teológica da Assembleia de Deus em Abreu e Lima e vice-presidente da Associação Missionária Evangelística do Nordeste.
Também está a frente do Centro de Desenvolvimento Integral Neusa Rodrigues e do Centro de Desenvolvimento Integral Estrela de Bethel, que assistem mais de mil crianças. Michele Collins recitou versos da Bíblia escritos na primeira carta de Pedro capítulo 5, no novo Testamento, para explicar a trajetória missionária do pastor: “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer”. Em seguida, ela fez a entrega da Medalha do Mérito José Mariano e de um ramalhete de flores à esposa do homenageado, Iraci Soares de Sousa Santos.
O pastor Roberto José subiu à tribuna e fez as suas considerações, enaltecendo a figura do abolicionista, republicano e grande orador popular, que dá nome à mais alta comenda do Legislativo municipal e é patrono da Câmara do Recife, José Mariano. Relatou detalhadamente a biografia deste homem que ficou conhecido por suas lutas libertárias, desde o seu nascimento, às influências ao longo da vida, a importâncias do artigos escritos, bem como do Clube do Cupim e a parceria de vida e ideais com a esposa, Olegária da Costa Gama, dona Olegarinha.
“Receber esta medalha é sentir-se compartilhando de ideais de lutas civis e sociais de nossa gente. È poder imiscuir-se em uma história que remonta lutas libertárias de um povo”, elogiou o pastor. A atual realidade política também foi destacada em seu discurso. “Carecemos de lideranças assim em nosso tempo. Queira Deus, nossos jovens sejam contaminados por biografias dignas e honradas com a de José Mariano” . Lembrou de suas indagações ao chegar ao Recife num caminhão vindo de Surubim e portando apenas uma pequena mala. “E hoje estou aqui, nesta Casa, se isto não é coisa de Deus eu não sei mais o que é”.
A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB) e contou com a presença na mesa do vice presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima, pastor Edy Morais, além do chefe da Assessoria Especial do Estado, José Francisco Neto. A cerimônia contou com apresentações musicais do cantor Duda Pinheiro e da dupla Marcondes e Débora.
Em 07.06.2017, às 14h37