Paulo Rubem recebe Título de Cidadão de Recife

O vereador Rinaldo Júnior (PRB), ao propor a concessão do Título de Cidadão do Recife ao carioca Paulo Rubem Santiago, disse que estava corrigindo uma injustiça antiga e que estava cumprindo uma promessa feita, caso se elegesse vereador. Em sua primeira legislatura realçou que não perdeu tempo e aprovou a concessão por unanimidade da Câmara do Recife. “Tenho a honra de homenagear um dos políticos mais brilhantes de Pernambuco, que muito contribuiu e contribui com a cidade”.

Rinaldo destacou que o homenageado nasceu no Rio de Janeiro, chegou a Pernambuco aos 17 anos.. Formou-se em Educação Física e começou a militar no movimento estudantil. “Um homem simples, de origem humilde, coerente com suas convicções, munido de espírito público. Foi demitido da rede pública onde era professor por ter liderado uma greve da categoria. Começaria ali sua luta. Foi um dos fundadores da CUT e do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco”.

O vereador lembrou que em 1988 disputou seu primeiro mandato para a Casa de José Mariano vindo a assumir a suplência em 1991 e já na eleição seguinte foi o vereador mais votado. Não parou por aí. Foi deputado estadual por dois mandatos e em seguida deputado federal por três vezes. “No Congresso atuou na área de finanças. Venceu em 2012 o prêmio Congresso em Foco na categoria Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos. Foi também presidente da Fundação Joaquim Nabuco. Criou os conselhos escolares, a eleição direta para dirigentes da rede de ensino de Recife, entre outros”.

Rinaldo Júnior ressaltou que teve a honra de trabalhar com Paulo Rubem no gabinete dele. “Aprendi a fazer a boa política, aquela voltada para os interesses dos menos favorecidos. Você construiu um legado  de dignidade, de entrega, de dedicação ao país, estado e a esta cidade.”

Paulo Rubem agradeceu a homenagem lembrando que foi vereador desta Casa há 26 anos, depois de uma campanha pobre, feita na base da militância de um professor. “Minha trajetória é de oposição e defesa dos professores. Servidor público não tinha direito à sindicalização. Ajudei na construção sindical e na fundação do PT. Aqui enfrentamos muitas lutas contra privatizações. Foi aqui que aprovamos o Conselho Municipal de Educação e a primeira lei que  criaria o orçamento participativo. Foi daqui e da Assembleia Legislativo que nos integramos às lutas nas comunidades. Não há razão para se impor à sociedade medidas tão conservadoras como as que estão sendo propostas”.

O vereador Carlos Gueiros (PSB) presidiu a reunião solene afirmando que foi bastante oportuno estar presente no encontro que concedeu o Título, algo que já deveria ter acontecido há mais tempo. “Mas coube a um vereador de primeira legislatura resgatar e fazer justiça”.

 

Em 23.10.2017 às 20h00.