Pedido de erradicação de árvores deve ter análise

O vereador Jurandir Liberal (PT) pediu vista a um requerimento que solicitava erradicação de uma árvore por discordar dessa prática. Ele já havia se pronunciado sobre o assunto em outra ocasião na Câmara do Recife, por considerar que muitas árvores são retiradas sem necessidade. “Estamos na contramão dos fatos. Todas as cidades estão fazendo replantio, e nós erradicando”.

Jurandir Liberal ponderou que os vereadores deveriam usar outro termo. Segundo ele, na maioria das vezes a árvore só precisa de uma poda.  Mas Edmar de Oliveira (PHS) argumentou que a prefeitura tem órgãos para analisar a necessidade ou não da erradicação da árvore.

Henrique Leite (PT) frisou que Jurandir Liberal certamente estava usando um termo emblemático para chamar a atenção para erradicações desenfreadas. Mas ele acha também que não se pode interferir no texto do colega, acrescentando que a PCR tem como analisar o pedido.

Priscila Krause (DEM) informou que vai sugerir à Comissão de Meio Ambiente que pesquise os termos corretos e as situações em que a árvore deve ser podada ou erradicada. Essas informações deverão ser repassadas para os vereadores para que façam seus requerimentos com conhecimento de causa.

Eurico Freire (PV) explicou que refez um texto retirando o termo erradicação e, no entanto, a pessoa que solicitou disse que iria recorrer ao Ministério Público pelo fato da árvore em questão estar derrubando a Casa em que mora. “É  preciso que os órgãos competentes de fato analisem cada pedido antes de realizar o serviço”.

 Em 16.10.2013, às 18h23