Pedindo mais participação, Ivan Moraes repercute ato de servidores

Participação política. Foi esse o tema que permeou o discurso que o vereador Ivan Moraes (PSOL) proferiu nesta quarta-feira (8), na tribuna da Casa de José Mariano. Ao tratar do assunto – que já havia sido levantado, durante a reunião, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) –, Moraes convidou a população e os parlamentares para participarem de dois eventos. Ele repercutiu, ainda, a realização de um ato unificado que o Fórum dos Servidores do Recife realizou no pátio da Prefeitura nesta quarta-feira para estabelecer uma mesa de negociações.

De acordo com o vereador, o protesto pediu melhores condições de trabalho. “Apenas hoje, após fecharem uma rua e se exporem a uma situação de protesto, conseguiram uma reunião. É corriqueiro faltar gaze, luva e remédios nos postos de saúde. Alguns postos estão sendo assaltados porque a empresa que fazia a guarda não está mais lá. E os trabalhadores precisaram parar o trânsito para abrirem essa negociação. Aí vemos a importância da participação.”

Um dos eventos para o qual Ivan Moraes convidou vereadores e cidadãos é uma audiência pública sobre cidades seguras para mulheres que vai acontecer no plenarinho da Câmara no dia 7 de março. “Sempre me decepcionou quando eu ia a casas legislativas e não havia uma participação conjunta de vereadores e vereadoras. Eu queria propor que todos e todas comparecessem. Essa audiência é para debater uma cidade segura para as mulheres. Isso envolve cidadania, calçada adequada e uma cidade viva – não apenas segurança. A maior segurança se faz com gente na rua.”

A reunião de instalação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, da qual o parlamentar é membro efetivo, foi o outro evento para o qual Ivan Moraes fez convites. “Não apenas as reuniões plenárias são abertas. Faço questão que outros vereadores participem, que outras pessoas conheçam.” A comissão será instalada na próxima quinta-feira (9), às 9h, na sala de comissões da Casa. Na ocasião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do grupo.

Em 08.02.2017, às 17h42