Pierre Lucena recebe Título de Cidadão do Recife

Natural de São Caetano do Sul (SP) e morando no Recife há 30 anos, o economista Pierre Lucena Raboni ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1990, como estudante de Administração. Fez mestrado em Economia e doutorado em Administração pela PUC/RJ. No ano de 1996 foi aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de Finanças da UFPE . Atualmente, é o vice-presidente do Diario de Pernambuco. E na manhã desta sexta-feira (15), o sulsancaetanense recebeu das mãos do vereador André Régis (PSDB) o Título de Cidadão do Recife, num plenário tomado por autoridades, comunicadores, amigos e familiares. O vereador Jayme Asfora (PROS) presidiu a solenidade.

Fizeram parte da mesa da reunião solene o ministro da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann; o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry ; o presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands e o chefe do gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Santos, representando o prefeito Geraldo Julio.

Pierre Lucena foi secretário-adjunto de Educação, no Governo do Estado, e chefe de gabinete do secretário de Planejamento. Também possui afinidade com a área de comunicação, sendo comentarista econômico da CBN/Recife e atuou como comentarista da TV Jornal/SBT. Ainda foi editor do blog Acerto de Contas, que teve durante sete anos mais de 15 milhões de visitantes. É especialista na área de finanças corporativas, anomalias de mercado, imóveis e economia criativa, com mais de 40 trabalhos publicados em revistas, capítulos de livros e eventos em vários países. Foi também coordenador de pesquisas no Porto Digital.

O vereador André Régis salientou a capacidade do homenageado em administrar e gerir negócios. “Você sabe ouvir, entender que muitas decisões não são tão simples e você é sempre capaz de trazer um toque próprio. A aproximação, seu senso de lealdade e sua uma forma carinhosa é única em tratar os amigos. Você é uma unanimidade".

O parlamentar também ressaltou a importância de Pierre como professor de universidade. “Como professor, já era merecedor dessa homenagem porque não temos nem como mensurar o alcance de tudo o que ele foi capaz de passar para seus alunos. Hoje, a maioria dos seus alunos ocupam posições de trabalho atuantes, fazendo com que a missão do professor seja cumprida com sucesso. Na manhã desta sexta-feira, a capital pernambucana terá orgulho do seu novo recifense”.

Emocionado, Pierre Lucena disse estar muito feliz em receber o Título. “Para mim é uma honra receber essa homenagem da Casa de José Mariano. Na verdade sempre tive o sentimento de ser recifense e tricolor de coração. Acho eu sou dessa terra há muito tempo e hoje e estabeleceu um laço, não só de fato, como de direito também”.

Pierre Lucena disse que dois momentos foram considerados muito especiais para ele, assim que chegou à capital pernambucana. “Um deles foi no meu primeiro dia na cidade, indo à praia de Boa Viagem. E o segundo foi ao estádio do Arruda quando meu coração acelerou e percebi que era tricolor. Com o tempo, construí toda a minha vida aqui. Estou como professor da Universidade Federal de Pernambuco há 22 anos, passei para a reitoria da Faculdade Guararapes e atualmente no Diario de Pernambuco que, para mim, é uma honra muito grande. Um patrimônio pernambucano, o jornal mais antigo em circulação da América Latina”.

O ministro da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann, fez questão de prestigiar o economista enaltecendo as qualidades do homenageado. “Ele tem muita garra, espírito público e capacidade. Pierre Lucena agora torna-se recifense de direito, por obra e graça dessa Câmara que representa o povo recifense. É uma justíssima homenagem e tenho certeza de que é um dia feliz para o Recife de ter um filho adotivo. Mas um grande e generoso filho que vem se integrar a todos que fazem parte dessa cidade”.

Em 15.06.18 às 12h57.