Plano Municipal da Educação é discutido em Audiência Pública

Com a presença de professores, representantes sindicais e vereadores, uma audiência pública foi promovida na tarde desta sexta-feira, 9, com o objetivo de discutir o Plano Municipal da Educação (PME), que encontra-se em tramitação na Câmara. A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio (SDD). O parlamentar é o representante da Câmara do Recife no Conselho Municipal de Educação e participou da 10ª Conferência Municipal realizada recentemente.

Estiveram presentes, Clínio Arruda ,do Sindicato dos servidores Municipais (Sindsepre); Cláudia Ribeiro, do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife( Simpere); Carmen Dolores, representante do Simpere no Fórum e Rogério Moraes, secretário de gestão pedagógica da Prefeitura do Recife. Também participaram das discussões, os vereadores Jurandir Liberal (PT), Osmar Ricardo (PT), Isabella de Roldão (PDT), Henrique Leite (PT) e Jairo Brito (PT)

Clínio Arruda fez questão de lembrar na audiência que o sindicato apresentou emendas ao Plano. “Nós, enquanto Sindsepre, estamos à vontade para expressar e construir propostas, as quais serão apresentadas através do vereador Osmar Ricardo(PT). São 13 ao total. Não poderíamos ficar de fora e nossa categoria tem questões sendo discutidas há muito tempo. Apesar de lamentar o processo, estamos aqui para contribuir “.

Cláudia Ribeiro reforçou a importância do documento aprovado na Comude. “O documento construído no Comude foi formado por setores envolvidos do ponto de vista de garantir o acesso, permanência e dar a devida valorização dos profissionais do setor. O plano pensando no Comude deveria ser aprovado”.

Carmen Dolores pediu aos vereadores para analisar o Plano e defendeu uma escola plural, sem preconceitos. “Peço aos vereadores que verifiquem o plano e que passe por uma revisão constitucional. E muito importante é lembrar aqui que é preciso entender que a escola é publica. E não podemos barrar as pessoas por cor, religião e orientação sexual”.

Rogério Moraes fez questão de ressaltar a importância das emendas propostas dos parlamentares e que grande parte do que foi discutido na Comude foi acatado. “As emendas de autoria dos vereadores estão sendo analisadas cuidadosamente pela gestão. Todas as discussões precisam ser transformadas em emendas para discutirmos da forma mais objetiva possível. É importante registrar que consideramos mais de dois terços das propostas da Comude”. Rogério Moraes também lembrou a importância dos parlamentares em analisar a matéria. “Faço ainda um pedido para que os vereadores examinem o texto enviado pela Prefeitura, o qual está contemplando muito do que foi discutido. Se tudo for seguido, o Recife terá um grande avanço na educação”.

Ao final das discussões, o vereador Marco Aurélio fez um balanço da reunião. “O objetivo da Casa é abrir as portas para o povo em geral para que todos pudessem manifestar-se. Nós já ouvimos os anseios e que a gente possa, dentro das limitações, acatar as sugestões possíveis dadas agora à tarde. A Comude ficou reunida oito dias e a ideia era a de que o plano aprovado lá seria igual ao da Prefeitura. E a gestão enviou uma proposta preservando muito do que foi acertado no evento”.

Em 19.06.15 às 18h36.