Pleitos dos estudantes serão debatidos em Plenário

Durou cerca de oito horas a ocupação da Câmara Municipal do Recife pelos estudantes e manifestantes. Eles deixaram o prédio por volta das 2h30, desta sexta-feira, 9, de forma pacifica, após receberem a garantia de que vários pleitos do movimento Passe Livre seriam acatados. Um pouco antes, por volta da meia noite, o grupo formou uma comissão que foi recebida pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes, pelo primeiro Secretário, Augusto Carreras (PV), e pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Raul Jungmann (PPS).

A primeira decisão da reunião, que ocorreu de forma tranquila, foi que os parlamentares e o Ministério Público, através do promotor de justiça, Maxwell Vignoli, intercedessem pela liberação de um manifestante detido na rua pela Policia Militar. O estudante foi liberado por volta de uma hora da manhã.

Outros pedidos que serão transformados em iniciativas pela Câmara Municipal do Recife foram: Colocar em votação, em plenário, o projeto Passe Livre, que será apresentado pelos vereadores Raul Jungmann e Osmar Ricardo; Colocar o requerimento de instalação da CPI dos Transportes públicos,  em plenário; Criar uma comissão especial composta por vereadores para acompanhar todo o processo. Os estudantes também deverão criar uma comissão com igual finalidade; Para Vicente André Gomes, “o dialogo, a democracia e o bom senso prevaleceram”.

Em 09.08.2013, às 12h06