Plenário aprova criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos

O Projeto do Executivo de nº 36/2014 que autoriza a criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos - RECDA, sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, foi aprovado no Plenário na tarde desta segunda (9). A RECDA tem como objeto auxiliar o Poder Executivo na promoção do desenvolvimento econômico e social do Recife e na otimização do fluxo de recursos financeiros para o financiamento de projetos prioritários, bem como na administração do pagamento de dívidas do município.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Jairo Britto (PT), pediu para discutir o projeto e disse que o assunto é complexo. “Sugiro que o projeto volte às Comissões para discutirmos com mais conhecimentos específicos na área de emissão de títulos, que foge ao conhecimento dos membros do grupo. Por isso, é importante ter um técnico quando tratar-se de uma matéria como essa”, disse.

O líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), pontuou que a matéria foi motivo de amplo debate e várias audiências foram realizadas com especialistas. “Fizemos diversas reuniões públicas e integrantes da oposição, inclusive, chegaram a declarar voto favorável a este projeto. A matéria é boa para o Recife e para o povo. O plenário está pronto para votar esta proposta”.

Henrique leite, por sua vez, frisou que algumas questões da proposta deixam dúvidas e que, por isso, votaria contrário. “Apesar de ter participado das reuniões, continuo com dúvidas e, realmente, precisaríamos da presença de técnicos que possam nos orientar melhor sobre a questão”. Já o vereador André Régis (PSDB) lembrou que os procuradores do município se mostraram, inicialmente, contrários ao projeto. “Mas como o Executivo fez adaptações, a Associação dos Procuradores declarou-se favorável ao projeto. E, por isso, eu sou favorável também”.

No final dos debates, convocada uma reunião extraordinária, a matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões.

Em 09.02.15 às 18h51.