Por pessoas com deficiência, vereadora pede manutenção de estações do metrô

Fazer um apelo pela manutenção das estações do metrô do Recife, seus elevadores e escadas rolantes, para garantir a o direito de ir e vir de idosos e de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (21), durante o pequeno expediente – período da reunião plenária destinada a discursos de até cinco minutos dos parlamentares.

Em sua intervenção, Michele Collins procurou alertar o poder público para o problema. “Ocupo a tribuna desta Casa para registrar um fato que vem se arrastando há um ano e que está comprometendo a acessibilidade da nossa cidade: a situação precária de algumas estações de metrô do Recife. Infelizmente, o poder público encarregado de fazer as manutenções desses espaços não está tratando com prioridade esse problema, que vem atingindo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Inúmeros são os relatos de que elevadores e escadas rolantes se encontram quebrados há meses.”

Para a vereadora, a situação está em desacordo ao que está disposto na Constituição Federal, no Estatuto do Idoso e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “Andamos conversando com algumas pessoas com deficiência e elas dizem que é grande o nível da humilhação que elas têm que passar. As pessoas têm sofrido, principalmente, na estação Joana Bezerra, que é próxima à AACD, onde muitos fazem tratamento. Eu gostaria de fazer esse apelo para que seja garantida a plena mobilidade das pessoas nos meios de transporte.”

Em 21.12.2016, às 15h56