Por política de saneamento, André Régis concede voto a autorização de empréstimo

O vereador André Régis (PSDB) teceu críticas contra a administração financeira da Prefeitura do Recife durante as discussões a dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo (PLEs) votados nesta terça-feira (12) pela Câmara do Recife. As propostas, que foram aprovadas pelo plenário, visam autorizar a contratação de créditos para a realização de obras e a contratação de equipamentos. Mesmo apontando aspectos que considerou negativos na atual gestão da máquina pública, o parlamentar se posicionou favoravelmente a um dos projetos – o PLE nº 34/2019, cuja finalidade é financiar intervenções de infraestrutura e saneamento no Recife.

Na tribuna da Casa de José Mariano, André Régis diferenciou esse projeto do PLE nº 33/2019, contra o qual teria reservas relativas à onerosidade dos créditos contratados. “Este projeto de empréstimo [do PLE Nº34/2019] que nos debruçamos agora faz parte de um programa da Caixa Econômica e é um contrato padrão para todos os municípios, controlado pela lei federal. As taxas variam e acordo com a Selic, com o mercado. Tenho segurança de votar neste caso, mesmo que a Prefeitura não o esclareça adequadamente. Mesmo faltando informações, a lei amarra o contrato ao FINISA”, disse o vereador, referindo-se ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

A importância das obras de saneamento foi  um elemento central na decisão do parlamentar. “Uma cidade que não é saneada gasta mais com saúde, as pessoas adoecem mais. É inadmissível chegarmos a 2019 e a capital de Pernambuco, com um orçamento de R$ 6 bilhões hoje, não ser completamente saneada. É uma desumanidade.”

Em 12.11.2019, às 19h12

registrado em: andré regis