Praça recebeu nome antes de aprovação da Câmara, diz Rinaldo Júnior

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (08), para discutir o projeto de lei de autoria do Poder Executivo 163/2018, que propõe dar o nome do ex-secretário de Turismo do Recife Camilo Simões a uma praça localizada na avenida Beberibe. De acordo com ele, a Prefeitura teria se adiantado e nomeado a praça antes da aprovação do projeto pela Casa de José Mariano.

No discurso que proferiu durante a reunião plenária, Rinaldo Júnior fez questão de afirmar que suas críticas não se dirigem à homenagem feita a Camilo Simões, falecido em 2016. “A praça já tem nome, mas o prefeito não teve a autorização desta Casa. Eu estive lá e fiz o registro fotográfico. Que fique o registro à família de Camilo Simões, um jovem que tanto serviço prestou à população do Recife. Não é pelo nome, mas por respeito a esta Casa. Vou votar não a esse abuso contra a Câmara do Recife, mas não por ser contra Camilo Simões. Nossa independência é necessária.”

O parlamentar disse que o caso é semelhante ao que aconteceu com o nome da Biblioteca Jornalista Carlos Percol, localizada no Compaz do Cordeiro. “Foi uma justa homenagem. Mas, enquanto isso, nossos projetos, por vício mínimos, são vetado pela Prefeitura quando não são de seu interesse. Isso é a ponta de um iceberg que faço questão de mostrar. A praça Camilo Simões foi inaugurada e já leva o nome de Camilo Simões. Mas só agora a Prefeitura veio pedir a autorização da Câmara. Eu peço aos senhores que mostrem à Prefeitura que nós temos legitimidade.”

O projeto acabou sendo aprovado em primeira discussão pela Câmara. Posicionaram-se a favor 16 vereadores; três votaram contra e outros três se abstiveram.

Em 08.05.2018, às 16h31