Prédio da Câmara lotado no último dia da revisão dos títulos

No último dia do processo de revisão do cadastramento biométrico do Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira, 31, o prédio da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de pessoas que deixaram para fazer de última hora a renovação do documento que vai dar direito a votar nas eleições deste ano. A fila, com centenas de recifenses, nas primeiras horas do expediente da manhã, contornava a parte externa do prédio. O posto do TRE, na Câmara, foi instalado em agosto do ano passado e realizou cerca de 350 cadastramentos por dia.

Uma das primeiras pessoas a chegar ao prédio da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, foi David Freitas, 24 anos. “Como eu trabalho o dia todo, fui deixando para depois. É tanto que minha família toda se recadastrou e eu fiquei por último”, disse, reconhecendo que não foi por falta de informações que fez a revisão no fim do prazo do TSE. O mesmo ocorreu com José Luiz dos Santos, 60 anos, que também esteve na fila. “Eu trabalho viajando e fui deixando para o dia seguinte, sempre para o dia seguinte, embora sabendo que era o nosso dever renovar o título de eleitor”.

Era tanta gente que, às 9h30, o setor de agendamento do TRE, na Câmara, já estava fechado. “O sistema está alertando que já não há mais vagas para agendar a renovação”, avisou Valéria Saturnino, umas das funcionárias que anotava nomes e sequência de atendimento. Mesmo sem o agendamento, o trabalho continuou normalmente, de acordo com a ordem de chegada na fila. O processo de revisão do cadastramento biométrico nas cidades que irão adotar o novo sistema, nas próximas eleições, vem sendo feito, em todo o Brasil, desde 8 de novembro de 2012.

A coordenadora de biometria de Pernambuco, Raquel Salazar, disse que este 31 de março é “o último prazo do TSE para todos os municípios”, mas ressaltou que as pessoas que não conseguirem fazer a revisão, terá uma nova chance. “Até o dia sete de maio, essas pessoas poderão se dirigir aos postos que continuarão funcionando. Serão alguns, não todos”, avisou. Por enquanto, o TRE pretende deixar funcionando, no Recife,  os postos de Areias, Arruda, Cinco Pontas e QG Caxangá. Não há decisão sobre a continuidade do da Câmara Municipal.

A exigência dos documentos continurá sendo a mesma: orginal de identificação (RG, carteira de trabalho, certidão, carteira de motorista etc) e comprovante de residência original (ou extrato original de cartão de crédito, conta telefônica etc). “Quem não fizer o cadastramento até sete de maio, porém, o títuto será cancelado para as próximas eleições”, avisou Raquel Salazar.


Em 31.03.2014, às 10h45.