Prefeito diz que tem ações em diversas áreas

Na mensagem lida no plenário da Câmara Municipal do Recife, informando as ações que vem realizando e detalhando os programas que pretende executar ao longo deste ano, o prefeito Geraldo Júlio mostrou que em um mês de gestão já tem atuações em diversas áreas. A mensagem do Executivo Municipal na abertura dos trabalhos legislativos está prevista no artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Recife. O prefeito não só expôs a situação do município como também destacou o relacionamento saudável e harmonioso que pretende manter com o poder Legislativo.

“Assumimos a administração municipal consciente da complexidade desta cidade em todos os setores. Foi uma certeza que se ampliou durante o período de transição, quando mergulhamos nas questões. Também ouvimos muitos pedidos de melhoria. E nossa determinação é cumprir atribuições que resultem na melhoria, na limpeza das vias públicas, na qualidade dos espaços urbanos, na gestão metropolitana, na área da inclusão social, na mobilidade urbana”, disse o prefeito. Ele reafirmou a disposição de realizar “uma gestão democrática e popular “ e de assumir compromissos para “a melhoria na qualidade de vida e produtiva no Recife”.

Ao fazer o balanço do primeiro mês de seu mandato, Geraldo Júlio mostrou que nesse período “a gestão apresenta um conjunto de ações que contemplam os cinco eixos da gestão”.  Nesse ponto, ele ressaltou o planejamento e ordenamento urbano como a Operação Faxina Geral com mutirões de recolhimento de lixo e entulho, limpeza de parques e praças, dos canais, a volta do Projeto Praia Limpa, o recapeamento asfáltico e dragagem do Rio Capibaribe.

Na área da educação, disse que promoveu reformas na rede escolar, participou do projeto de  destinação dos recursos dos royaltes do petróleo para a educação. Na área social, lutou por investimentos na assistência social, está implantando reformas na rede de acolhimento, lançamento do projeto do Compaz (Centro Comunitário da Paz) e instalação de um programa consistente para pessoas em situação de vulnerabilidade, contratação de pessoas com deficiência em todas as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife.

Num dos setores mais criticados pelos recifenses, que é a saúde, ele disse que assinou a Ordem de Serviço para construção do Hospital da Mulher, empossou 132 agentes de Saúde Ambiental, lançou o edital do comitê de busca para Distrito Sanitário, incluída na política de prevenção e deu início ao projeto de construção de quatro das 20 Upinhas que ficarão prontas até o final do ano.

Geraldo Júlio disse também que as incertezas da economia mundial recomendam cautela e a necessidade de ampliar a capacidade de investimentos. “Mas, queremos crescimento econômico associado com a criação de oportunidades para todos”. Em seu balanço, o prefeito ressaltou diversas vezes que pretende superar carências da população, “construir uma vida melhor para o povo”, realizar uma gestão transparente, com o acesso da população aos serviços públicos, dar prioridade ao desenvolvimento econômico “para se identificar com o perfil do Estado” e contemplar a integração metropolitana do Recife com os demais municípios. Ele finalizou o discurso com uma frase de efeito, dizendo que “o trabalho e a dedicação diária será a melhor forma de demonstrar o seu amor pelo Recife”.

 

Em 01.02.2013, às 12h20.