Prefeito e secretários prestigiam retorno da Câmara
Antes da fala do prefeito, foi lida a renúncia dos parlamentares que deixam a Câmara para assumir mandato na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Priscila Krause, DEM, e André Ferreira, PMDB) e realizada a posse dos suplentes, Marcos Menezes (DEM) e Jayme Asfora (PMDB). O vereador Romerinho Jatobá (PR), que havia se licenciado para assumir a secretaria de Habitação voltou à Casa.
Seguindo o protocolo, após renúncia e posse dos suplentes, o presidente da Casa passou a palavra para o prefeito Geraldo Julio. Ele fez discurso objetivo onde ressaltou a “boa relação existente com a Casa Legislativa, saudou os novos vereadores e relatou de forma suscinta as obras que nortearam o governo dele em 2014”.
O prefeito agradeceu aos novos vereadores e a oportunidade de encontrar os parlamentares. Geraldo Julio agradeceu sobretudo a parceria construída entre Executivo e Legislativo “e pela disposição da Casa em produzir o consenso e o bom debate. “O ano de 2014 foi desafiador. A economia estagnada lançou desafio para 2015. Pernambuco foi desafiado a enfrentar diversos problemas, embora tenha apresentado nos últimos anos crescimento maior que o do país”.
Mas 2014, lembrou Geraldo Julio, ficou marcado mais ainda pela perda do governador Eduardo Campos, que empreendeu crescimento do Estado, e por isso o desafio para 2015. Ele destacou algumas das obras realizadas no ano passado, entre elas a entrega de cinco Upinhas, nove Academias Recife, contratação de 464 orientadores de trânsito, entrega de 488 unidades habitacionais.
Mais que isso, o prefeito ressaltou a mudança empreendida na forma de realização dos serviços entregues à população. Disse que a PCR investiu na cidade R$ 1 bilhão, sendo que educação e saúde receberam o maior investimento em dez anos. “O padrão do serviço entregue à população mudou. Há um novo padrão de obras e serviços. As Upinhas atendem de forma integrada. Na educação, a prefeitura investiu em robótica, creches-escolas, laboratório de informática, 21 quilômetros de faixas azuis privilegiando transporte coletivo para dar maior mobilidade. Foram recuperados 300 quilômetros de vias públicas e calçadas. Melhor ainda. Devolvemos o Jardim Botânico ao público. Mais de 90 mil pessoas visitaram o espaço ano passado, sem contar com o Paço do Frevo, uma referência na cidade”.
Geraldo Julio disse ainda que a gestão se ocupou em restabelecer a relação dos moradores com a cidade, transformando-a em um lugar para a gente. Por fim exortou a todos a seguirem , criando, transformando obstáculos em desafios a serem superados.
O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes, reafirmou a vocação da Casa como plataforma do processo democrático. “Aqui discutimos com a sociedade os seus anseios e preocupações”. O parlamentar saudou o prefeito e disse que a vinda dele mais que um protocolo era a demonstração do respeito que ele tem pela Casa, poder legislativo independente, mas que respeita o Executivo. Em seguida ele colocou a disposição de todos o relatório de atividades realizadas no ano de 2014 pelo legislativo.
Em 02.02.2015, às 17h40