Prefeito e vereadores tomaram posse na Câmara do Recife

O vereador mais votado na eleição passada, André Ferreira (PMDB), presidiu a sessão solene de instalação da décima sexta Legislatura ontem na Câmara do Recife. Seguindo o protocolo, ele convidou o vereador Antonio Luiz Neto (PTB), o segundo mais votado, para ocupar a primeira secretaria e a vereadora Priscila Krause (DEM), a terceira mais votada, para ocupar a segunda secretaria. Depois fez a chamada regimental e cada um dos 38 vereadores eleitos entregaram suas declarações de bem e seus diplomas do TRE. Apenas um vereador, Erivaldo Silva (PTC), não compareceu por ter passado por cirurgia. Ele tomará posse em reunião especial na próxima semana. Cada um dos parlamentares fez o compromisso formal declarando “assim o prometo”.

André Ferreira fez o primeiro discurso de saudação da décima sexta Legislatura, congratulando-se com os novos vereadores. Lamentou a ausência de alguns que não conseguiram se eleger. Agradeceu especialmente aos eleitores que honraram a todos com seus votos. “Devemos atuar de acordo com nossa consciência, respeitando o regimento Interno desta Casa”. Citou a Bíblia Sagrada e pediu a Deus que os abençoe e guarde a todos.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) pediu aparte para explicar aos colegas que não era mais o indicado de seu partido, o PTB, para o cargo de vice-presidente da Casa. “Os senhores foram surpreendidos com a indicação de outro nome. Na política há coisas que acontecem sem explicação. Lembrou que o ex-prefeito João da Costa foi impedido pelo partido dele, o  PT,  de participar da eleição. Mas esta Casa tem de caminhar unida”.

A eleição da Comissão Executiva se deu em chapa única, através de votação secreta dos 38 vereadores presentes. Não houve unanimidade nos votos. Foram eleitos Vicente André Gomes, (PSB) presidente; Eduardo Marques, (PTB), primeiro vice-presidente; Luiz Eustáquio, (PT), segundo vice- presidente; Edmar de Oliveira (PHS), terceiro vice-presidente. Como primeiro secretário foi reconduzido o vereador Augusto Carreras (PV); Jadeval Lima  (PTN) como segundo secretário e o terceiro secretário, Eriberto Rafael (PTC); suplentes de secretários são Marcos Di Bria (PTdoB), e André Ferreira (PMDB), para o biênio 2013/2014.

O novo presidente da Câmara, Vicente André Gomes disse que era com muita emoção que assumia a presidência da Casa. Ele criou uma comissão composta pelos vereadores Priscila Krause. Raul Jungmann (PPS) e Felipe Francismar (PSB), para introduzirem no plenário o novo prefeito, Geraldo Julio, o vice prefeito,  Luciano Siqueira, e o governador Eduardo Campos. O prefeito e o vice  tomaram posse entregando suas declarações de bens e diplomas do TRE, além de fazerem o juramento sobre a Bíblia Sagrada.

O novo presidente fez a saudação ao prefeito empossado em nome da Casa, homenageando a todos os parlamentares através do mais votado, André Ferreira. Saudou o Recife e lembrou antigos prefeitos. “Tenho a certeza de que o Recife terá mais uma vez à frente um gestor talentoso. O governador ao escolher Geraldo Júlio sabia o que estava fazendo e o povo reconheceu a oportunidade de contemplar a cidade com um prefeito que a cidade vai dizer no futuro “o povo acertou”.

Em seu discurso Geraldo Júlio ressaltou que sua primeira fala como prefeito é de agradecimento ao povo que o escolheu. Disse que vai governar para todos. Agradeceu aos partidos  da coligação e em especial à sua mulher, fazendo uma declaração de amor, arrancando aplausos da platéia que lotou o plenário da Câmara. Ele disse que o Recife viveu um tempo de desesperança, mas frisou que o crescimento do Estado trouxe de volta a esperança. “Sou classe média, dei  aulas aos 14 anos para pagar minha escola. Sou servidor público e acho que o serviço público deve ser valorizado”.

Geraldo Júlio destacou que vai trabalhar para todos e que sabia que não seria fácil. “Vamos unir forças agir rápido, mas com equilíbrio. Vamos fazer uma gestão profissional com espaço para a meritocracia. Agradeço ao governador, a quem reconheço como jovem líder no cenário nacional. Vamos buscar o novo padrão de gestão inaugurado pelo governador em nosso Estado. Enviei 3 projetos para esta Casa e vou sancioná-las ainda hoje. O processo de discussão destes projetos já inaugurou uma nova relação com o legislativo”.  O novo prefeito disse ainda que vai  traçar diretrizes e preparar o terreno para os 500 anos do Recife em 2037. “teremos um plano do Recife para o Recife. Nossa meta é unir o Recife”.  

 

Em 01.01.2013, às 18h57.