Prefeito Geraldo Julio apresenta mensagem na abertura dos trabalhos da Câmara
Geraldo Julio ressaltou que num quadro de crise em que a maioria dos municípios brasileiros não conseguiu observar os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o Recife conquistou uma posição de destaque porque cumpriu os rigores da lei e ao mesmo tempo “não abriu mão da oferta de mais e melhores serviços para a população. Ainda conseguimos realizar novas entregas às pessoas e à Cidade”, afirmou. Ele acrescentou que a gestão viu no momento nacional a oportunidade “para construção de um modelo de gestão pública capaz de reverter desigualdades e desequilíbrios econômicos, sociais e regionais”. Afirmou, também, que, com ações de austeridade fiscal para preservar investimentos e serviços, o Recife vem superando a crise. “Mantivemos com determinação as diretrizes estabelecidas na gestão municipal, fortalecendo o gerenciamento de receitas e despesas, com acompanhamento diário do comportamento das medidas de recuperação de recursos e racionalização de gastos”, garantiu.
O prefeito lembrou que, entre as medidas de contenção de despesas foi necessário cortar secretarias e cargos comissionados, paralelo ao trabalho de estruturação do Programa de Inovação, Desburocratização e Eficiência da Administração Municipal, profissionalizando a gestão de contratos e recursos, como veículos, energia elétrica, terceirizados, manutenção e demais serviços. “O resultado desse trabalho foi também a manutenção e ampliação dos serviços público no Recife, neste duro momento, representada pela nomeação de novos servidores públicos, a exemplo de 423 profissionais de educação, 86 novos médicos e 357 guardas municipais”, disse.
Na parte administrativa, segundo ele, foram intensificadas as rodadas de escutas e diálogo com a população em todas as regiões político-administrativas da cidade. “Foram ampliados e dinamizados os diversos formatos já existentes, como as instâncias de participação popular direta e efetiva no Recife Participa, os Mutirões Recife em Ação, momento de esforço integrado e proximidade de todos os setores do Executivo Municipal nas áreas mais carentes da nossa cidade e a Ouvidoria Geral do Município”, afirmou.
O prefeito citou, ainda, que a gestão valorizou o patrimônio natural, histórico e cultural, além de ter promovido a manutenção e multiplicação de ações como o Recife Antigo de Coração e Recife de Coração nos Bairros, do “Olha! Recife” e “Colorindo o Recife”. Citou, em seguida, que avançou no lançamento do festival “Recife Urbana Arte – RUA”, para que seja incorporado ao calendário de eventos da cidade. Os ciclos festivos tradicionais - carnaval, junino e natalino, disse, foram “gerenciados de forma a otimizar recursos, reduzindo o gasto público, mas conquistando parcerias que permitiram manter e até ampliar sua força e participação popular”. Outros eventos culturais que ele sublinhou foram o 19° Festival Recife de Teatro Nacional e o 22° Festival de Dança do Recife, além de diversas atividade esportivas como a Semana Esportiva Recife, Recife Bom de Bola, Jogos Paralímpicos do Recife, e Caravana do Esporte e das Artes.
Na parte de obras, Geraldo Julio lembrou que foram realizados o ordenamento na praia de Boa Viagem, a Avenida Rio Branco, Mercado da Encruzilhada, Feira Nova de Afogados; revitalização de praças em Santo Amaro, Santana, Cohab, Jaqueira e Casa Amarela. A Prefeitura do Recife, realizou, ainda, “o maior programa de requalificação de calçadas da história da cidade, que vai chegar a 114 ruas e 12 largos em todas as regiões do Recife. O programa de arborização viabilizou o plantio de milhares de mudas, prosseguindo a estratégia de promover mais conforto nos passeios públicos”.
Investimentos importantes em infraestrutura, de acordo com Geraldo Julio, garantiram a continuidade de intervenção em pontos de alagamento, atuando no ano passado em 10 importantes obras de um total de 58 pontos já erradicados. Ruas foram entregues com pavimentação, drenagem, complementadas em alguns locais com saneamento, escadarias e muros de arrimo, atendendo localidades em Passarinho, Brejo da Guabiraba, Iputinga, Mustardinha, dentre muitos outros. O prefeito disse que as áreas de risco em morros receberam tratamento diferenciado, ampliando-se a estratégia de Defesa Civil e Cidadania “Mais Vida nos Morros”, que chegou ao Morro da Conceição e ao Alto Santa Terezinha, assim como as ações de prevenção, monitoramento e segurança através da Operação inverno.
Ao falar dos investimentos na educação infantil e no ensino fundamental, Geraldo Julio citou programas como o Brinqueducar, Robótica na Escola, consagrada como a melhor das América, Mente Inovadora, Proler e Salas Bilíngues, assim como a manutenção do “Se Liga” e “Acelera Brasil”, Aprova Brasil, Travessia Recife e “Estudo Ampliado!”. Como exemplos de outras intervenções na construção de um novo patamar para a rede, citou o programa “Novo Clima” para climatizar todas as escolas da rede municipal, a estruturação da Classe Hospitalar, a oferta do transporte escolar inclusivo, a contratação de pessoal e investimentos em capacitação, como as rodadas do programa “Papo Pedagógico”.
Os equipamentos de saúde, conforme disse o prefeito, continuaram a ser tratados com uma intensa agenda de recuperação e manutenção das unidades de saúde da família, como as USF Chão de Estrelas, Jiquiá, Irmã Terezinha, Edinaldo Paes Vasconcelos e Beira do Rio, entre outras. Lembrou que foi inaugurada mais uma Upinha, a Emocy Krause, na Torre. “O Hospital Pediátrico Helena Moura foi totalmente requalificado. As maternidades e policlínicas Bandeira Filho, Barros Lima e Arnaldo Marques são exemplos de mais unidades que passaram por serviços de recuperação. Foi inaugurada a nova Central de Regulação de Saúde do Recife. Houve um investimento intenso na reestruturação do SAMU, ampliando-se de 4 para 11 unidades descentralizadas na cidade”.
Recife conseguiu, ainda segundo o prefeito, realizar um trabalho de referência no combate a arboviroses, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A atenção integral à saúde da mulher foi fortalecida com ampliação de serviços do Hospital da Mulher e do Programa Mãe Coruja Recife. O Recife recebeu mais um Centro Comunitário da Paz – COMPAZ, o Ariano Suassuna, situado no Cordeiro e que beneficia mais de 28 bairros da cidade. “E a Prefeitura do Recife está elaborando o Marco Legal da Primeira Infância com o objetivo de estabelecer diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas que garantam o desenvolvimento integral dos recifenses de 0 a 6 anos de idade”, disse. O Plano Municipal da Juventude está sendo implantando. Projetos de acessibilidade e inclusão sócio-produtiva foram ampliados para promoção de cidadania e garantia de direitos de pessoas com deficiência.
Geraldo Julio finalizou dizendo que 2017 foi o primeiro ano de uma nova Gestão. “Quando tomei posse, há um ano, aqui nesta Casa, e discursei pela primeira vez após ter tido a honra de ser agraciado pelo povo do Recife com uma segunda oportunidade de representar os seus anseios, necessidades e esperanças, disse que aquela era o primeiro dia de um novo governo. E assim foi. O projeto iniciado em 2013, orientado por um programa de governo amplamente discutido com a sociedade estava mantido. Mas, tudo que aprendemos, conversamos e vivenciamos com o povo do Recife, diariamente durante quatro anos de gestão, e pactuado em mais um processo eleitoral, não poderia ser deixado de lado. Seguimos este roteiro em mais um ano de atuação, submetendo à apreciação desta Casa informações que permitam a visão do conjunto de resultados obtidos e dos objetivos e metas a conquistar”, disse.
Em 01.02.18 às 12h40.