Prefeito regulamenta na Câmara ampliação da licença-maternidade

Na solenidade desta quarta-feira, 13, para homenagear as mulheres pelo 8 de março, o prefeito Geraldo Júlio assinou uma mensagem à Câmara do Recife do Projeto de Lei que regulamenta a licença-maternidade das servidoras municipais de 120 para 180 dias. Fez mais. Agradeceu a aprovação unânime do projeto de lei do Executivo criando o Fundo de Desenvolvimento do Recife, permitindo assim a captação de recursos provenientes do Fundo Estadual de Desenvolvimento para execução de obras de infraestrutura. Na ocasião, também sancionou o projeto.

Segundo o prefeito, com esse fundo vai ser possível entregar ainda este ano 4 Upinhas 24 horas, investir R$ 6 milhões nas calçadas, contratar pessoal entre outras ações, em um ano fiscal duro. O presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) em gesto emblemático passou a presidência para a vereadora Priscila Krause (DEM). Antes, ele agradeceu a presença do prefeito na Casa.

Priscila Krause abriu os trabalhos afirmando que esta era uma reunião especial e emblemática, pois em 300 anos de existência da Câmara a bancada feminina é a maior da sua história, contando com 5 mulheres. Em seu discurso, a vereadora ressaltou a falta de políticas públicas que contemplem de forma mais ampla a saúde da mulher. “Quando se fala em saúde feminina se pensa logo na saúde materno infantil. A luta das mulheres mudou esse quadro desde 1984 quando foi criado o programa de atenção integral à saúde da mulher, estendendo conceitos de atendimento curativo e preventivo”.

A vereadora listou ações que gostaria de ver implantadas e que ela considera fundamentais para melhoria da saúde da mulher. Ela sugere que sejam feitos convênios com universidades para ampliar a formação de especialistas como pediatras. Também sugeriu que os hospitais sejam aparelhados para atender melhor a saúde integral da mulher, atendendo e prevenindo doenças como infartos, diabetes, cânceres de mama e colo do útero e a violência contra as mulheres. Foi mais além e pediu ao prefeito que as gestões hospitalares sejam integradas e compartilhadas com a Câmara do Recife. Mais ainda. Ela quer atenção especial às enfermidades emocionais das mulheres, quase não levadas em conta.

 

Em 13.03.13, às 19h39.