Prefeitura deseja criar 363 cargos na administração direta

A criação de 363 cargos efetivos e comissionados, além de funções gratificadas, no âmbito da administração direta municipal é a proposta do projeto de lei 14/2010, que está tramitando em regime de urgência na Câmara Municipal do Recife. “A medida se justifica em virtude da ampliação e da modernização do serviço móvel de urgência (Samu), com aquisição de novas viaturas, a permitir um incremento de atividades que possam fazer face às crescentes demandas da população”, justificou o prefeito João da Costa, ao enviar o projeto.

O projeto de lei altera os dispositivos da Lei 17.108, de 27 de julho de 2005, que trata dos quantitativos de cargos em comissões e funções gratificadas. Pela proposta, ficarão criados 11 cargos de analista clínico; 25 cargos de atendente de consultório dentário; 11, de técnico em laboratório; 30, de auxiliar de laboratório; 150, de técnico em enfermagem e 80 cargos de enfermeiro. Todos esses preveem 30 horas semanais. Além desses, mais 56 cargos de médico, com carga horária de 20 horas semanais. Ainda na alteração da lei, ficariam acrescidos os seguintes quantitativos: três cargos, símbolo DDR; dois, símbolo DDP; 13, símbolo DDI (esses em comissão) e 14 funções gratificadas, símbolo FG1 e uma função gratificada, símbolo FG2.

Não seria apenas o SAMU beneficiado com a criação dos cargos. “Procura-se dar reforço às escalas de plantão nos serviços de urgência (policlínicas, maternidades e hospitais de pediatria) em funcionamento, aperfeiçoando-se o acolhimento aos usuários com a implantação da classificação de risco e vulnerabilidade nas unidades de saúde, sendo importante, ainda, referir a necessidade de ocupação de postos de trabalho na Policlínica de Água Fria, prestes a ser inaugurada; na Policlínica Agamenon Magalhães, que passou por re-estruturação e no Centro Especializado em Saúde do Trabalhador”, acrescenta o prefeito na justificativa. A criação dos cargos também dotaria os Centros de Atenção Psicossocial de melhor estrutura administrativa.

Em 07.10.2010, às 11h40.