Câmara homenageia presidente da Biblioteca Brasileira de Nova York

O presidente da Biblioteca Brasileira de Nova York, José Domício Coutinho, recebeu homenagem nesta quarta-feira, 14, na Câmara do Recife, através da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pelo vereador André Regis (PSDB). Domício é paraibano, de Caaporã, mas aos 12 anos veio morar no Recife e vive nos Estados Unidos desde 1959, onde milita a favor da literatura e da cultura do Brasil. Em 2006 ele fundou a União Brasileira de Escritores de Nova York e a BEA (Brazilian Endowment for the Arts), em que está instalada a Biblioteca Machado de Assis, primeira biblioteca brasileira nos EUA, com mais de quatro mil títulos. “Nós fazemos esta homenagem a alguém que faz parte da cidade, apesar da distância. Não é fácil trabalhar com a língua portuguesa nos Estados Unidos", reconhece o vereador André Régis.

O parlamentar fez questão de afirmar que as dificuldades enfrentadas e vencidas reforçam ainda mais a importância do momento. "Existem as pessoas que prezam pela cultura e as que partem para a ação como Domício Coutinho”, ressaltou.  Ele se disse honrado em prestar tal homenagem, ainda que singela, por conta da quantidade de honrarias e prêmios que José Domício já recebeu, mas destacou a importância do reconhecimento feito pela Câmara.

Durante a reunião estiveram presentes o Cônsul de Diplomacia do Consulado Geral dos EUA no Recife, Matt Keener,  a esposa de Domício, Maria do Socorro, além de seus amigos: Juraci Andrade, Zildo Rocha, Guilherme Andrada e Gisela Lundgren. Depois das considerações do vereador André Régis, coube ao amigo de Domício Coutinho, Juraci Andrade, a tarefa de apresentar a extensa biografia do homenageado.

Domício é escritor, já lançou alguns livros, entre eles “Incríveis revelações de uma Minhoca” e “Duke, o Cachorro Padre”. Ele também é Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Literatura Comparada. Em 2010 foi o responsável pela criação do Primeiro Congresso de Escritores Brasileiros em Nova York, com o tema: “Joaquim Nabuco e o Novo Brasil”, justamente para lembrar a importância que Nabuco teve como abolicionista e divulgar o pensamento dele principalmente nos setores acadêmicos, diplomáticos, governamentais e institutos de pesquisas americanos. A homenagem da Câmara dos Vereadores não é apenas por causa da preocupação de Domício em promover a literatura brasileira, mas, sobretudo, pelo incentivo e divulgação da cultura do Brasil no país americano.

“Só um brasileiro que está longe do país pode avaliar a importância da própria nação. Por isso estou comovido e gratificado com esta homenagem, pois foi naturalmente uma surpresa. Eu levo comigo Pernambuco no coração, pois sou paraibano de origem, mas pernambucano de adoção”. Mesmo o trabalho sendo reconhecido, Domício Coutinho lembra que ele precisa ser continuado, para dá essa base para que as crianças brasileiras que estão morando nos Estados Unidos não percam a própria identidade e memória de um Brasil que foi importante para os pais delas.  Essa é a verdadeira militância de Coutinho, que ainda fala “que todo brasileiro quando dá o primeiro passo fora do país, necessariamente, se torna uma espécie de embaixador, por está representando sua pátria”.

Em 14.05.2014, às 12h40.